Leis são criadas visando a redução do desmatamento da Floresta Amazônia

Por Ana Paula Schenfel

Como muitos sabem, a Amazônia é a maior floresta tropical do mundo com uma área de 5.500.000 km², estando presente em nove  países da América do Sul: Brasil, Suriname, Venezuela, Guiana, Colômbia, Equador, Peru,  Bolívia e Guiana Francesa. A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais do planeta e contém a maior biodiversidade em uma floresta tropical do mundo.

Por causa da intensa exploração da madeira, a instalação de grandes fazendas agropecuárias tem sido um dos grandes responsáveis pelo desmatamento na Amazônia. De acordo com dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente  da Amazônia (Imazon), entre o meses de agosto e setembro de 2014, o desmatamento  teve um aumento de 191%. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial(INPE ), até o ano de 2010 eram aproximadamente 71 milhões de hectares de floresta amazônica que forma desmatados, ou seja, 18% de toda a sua cobertura. Por apresentar um auto índice de desmatamento, muitos tem lutado para que haja uma diminuição.

Apresentação da taxa o desmatamento que compõe a Amazônia Legal Fonte: Ana Paula Schenfel
Apresentação da taxa o desmatamento que compõem a Amazônia Legal Gráfico: Ana Paula Schenfel

O Brasil tem sido um dos grandes responsáveis pelo desmatamento do conhecido “ pulmão do mundo”. Atualmente, o governo federal tem tomado medidas para que seja preservado a Amazônia e diminuindo o desmatamento, através de leis, como por exemplo  o Código Florestal, que foi revisado no ano de 2012 (link) , e também a Lei do Desmatamento Zero (link).

E só a partir deste ano que começou entrar em vigor o Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal – PPCDAm, que tem como intuito a redução do desmatamento.  Quando procurado, o Ministério do Meio Ambiente  não informou maiores detalhes sobre esta ação.

Através de um dado  encontrado no site do Ministério do Meio Ambiente, nota-se que houve uma redução de 79% do desmatamento comparado com o ano de 2013, no qual a segunda menor área desmatada foi de 5.843 (link).

 

Desmatamento da Amazônia Fonte: Imazon/SAD
Desmatamento da Amazônia Fonte: Imazon/SAD

 

Evolução da taxa de 2004 por todo o Estado e Amazônia Fonte: Inpe
Evolução da taxa de 2004 por todo o Estado e Amazônia Fonte: Inpe

Editado por Vitor Domingues

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s