Estatísticas apontam igualdade em torneios paulistas

Por Guilherme Sawaia

A temporada de futebol dos clubes de São Paulo chega ao final em novembro, com a decisão da Copa Paulista, e os times já começam o planejamento para 2016. Com as férias dos jogadores se aproximando, “entram em campo” os membros da comissão técnica, que analisam o ano que termina, para projetar as melhorias que a equipe necessita no próximo ano. Uma das análises mais importantes é o levantamento das estatísticas, que servem de base para os clubes estudarem como estão os adversários e o próprio elenco, seja o jogador que mais corre, quem mais acerta passes, o que mais faz faltas e cada detalhe do jogo.

Em 2015, a comparação das estatísticas da série A1 do Campeonato Paulista com a Copa Paulista chama a atenção pela semelhança, mesmo sendo duas competições diferentes. Somente Linense, Penapolense, XV de Piracicaba, Ituano, São Bernardo, São Bento e Audax disputaram ambas competições. Porém a média de bola rolando em cada jogo é de 61 minutos, nos dois torneios. Outros números também apresentam similaridade:

Estatísticas
Crédito Guilherme Sawaia

O levantamento das estatísticas de cada time é feito pelo analista de desempenho, Jefferson Hespanhol, que já trabalhou com pesquisas na área, e afirma que a estatística é fundamental para o desempenho do jogo. “O profissional levanta os números como ferramenta para ver a atuação da equipe. A estatística gera a análise aplicada. Por exemplo: um time deu tantos passes na partida. O profissional avalia o número de acertos. Essas variáveis das estatísticas auxiliam para sempre melhorar o desempenho”.

mig1091
Ituano x Linense decidem título da Copa Paulista Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC

A temporada dos clubes de São Paulo termina com a final da Copa Paulista, que será disputada por Ituano x Linense. A primeira partida será no sábado (21), às 19h, no estádio Gilbertão. O jogo de volta está marcado para o sábado seguinte (28), com mando do Ituano, no Novelli Junior, também às 19h.

Editado por Izabela Reame

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s