Por Guilherme Sawaia
A temporada de futebol dos clubes de São Paulo chega ao final em novembro, com a decisão da Copa Paulista, e os times já começam o planejamento para 2016. Com as férias dos jogadores se aproximando, “entram em campo” os membros da comissão técnica, que analisam o ano que termina, para projetar as melhorias que a equipe necessita no próximo ano. Uma das análises mais importantes é o levantamento das estatísticas, que servem de base para os clubes estudarem como estão os adversários e o próprio elenco, seja o jogador que mais corre, quem mais acerta passes, o que mais faz faltas e cada detalhe do jogo.
Em 2015, a comparação das estatísticas da série A1 do Campeonato Paulista com a Copa Paulista chama a atenção pela semelhança, mesmo sendo duas competições diferentes. Somente Linense, Penapolense, XV de Piracicaba, Ituano, São Bernardo, São Bento e Audax disputaram ambas competições. Porém a média de bola rolando em cada jogo é de 61 minutos, nos dois torneios. Outros números também apresentam similaridade:

O levantamento das estatísticas de cada time é feito pelo analista de desempenho, Jefferson Hespanhol, que já trabalhou com pesquisas na área, e afirma que a estatística é fundamental para o desempenho do jogo. “O profissional levanta os números como ferramenta para ver a atuação da equipe. A estatística gera a análise aplicada. Por exemplo: um time deu tantos passes na partida. O profissional avalia o número de acertos. Essas variáveis das estatísticas auxiliam para sempre melhorar o desempenho”.

A temporada dos clubes de São Paulo termina com a final da Copa Paulista, que será disputada por Ituano x Linense. A primeira partida será no sábado (21), às 19h, no estádio Gilbertão. O jogo de volta está marcado para o sábado seguinte (28), com mando do Ituano, no Novelli Junior, também às 19h.
Editado por Izabela Reame