As estatísticas de faltas no Brasileirão 2015

Por Felipe Torezim Silva

Essa é para quem tem aquela curiosidade de saber qual é o time mais “cavalo”, ou talvez o time mais bonzinho, aquele que bate pouco.

O site Footstats faz vários levantamentos estatísticos de alguns campeonatos pelo mundo. E o Digitais traz esses números filtradinhos para você.

info faltas
Gráfico mede a média de faltas de cada time por rodada. Crédito: Felipe Torezim Silva

O Figueirense, de Santa Catarina, é o time com a maior média de faltas feitas até a 34º rodada do Campeonato Brasileiro. Isso se deve ao estilo do treinador que dirigiu a equipe até agosto. Com forte estilo de marcação e jogando de forma mais recuada, oferecendo a bola ao time adversário na maior parte do tempo, é normal que em várias tentativas de roubar a bola e puxar o contra-ataque, o número de faltas seja alto. O Palmeiras aparece como o segundo time que mais bate no campeonato.

Dentre os times que mais apanham, estão os cariocas Vasco da Gama e Fluminense, respectivamente. Ambos com jogadores habilidosos, como Nenê, Gerson, Marcos Júnior, e que buscam, principalmente o Vasco, caçar faltas para aproveitar a forte bola aérea para resolver os jogos.

jogadores mais faltosos
Dados Footstats Crédito: Felipe Torezim Silva

Analisando o Top 10 dos jogadores mais “cavalos” do Brasileirão, podemos ver que quatro são volantes. A posição de primeiro combate ao ataque, são eles que evitam que a bola chegue ao gol. E geralmente, fazem as famosas “faltas táticas” para matar uma jogada e evitar um contra-ataque. Fernando Bob, da Ponte Preta, aparece como o mais faltoso, com 86 faltas no campeonato.

Outro número que talvez possa surpreender nessa lista é o de atacantes, inclusive o segundo mais faltoso é um deles. Isso tem fácil explicação. O atacante geralmente não tem habilidade na marcação, precisão no posicionamento e no desarme. Por isso, acaba fazendo faltas em pressão na saída de bola do adversário ou na recomposição do sistema defensivo.

mais sofrem faltas
Dados Footstats Crédito: Felipe Torezim Silva

No último gráfico dessa matéria vamos dar uma moral também aos atletas que mais apanham no campeonato. Aqueles que infernizam as defesas com velocidade e habilidade. O gráfico está bem emblemático. Dos dez jogadores, nove tem essas características. Apenas Willians, do Cruzeiro, destoa um pouco disso. Um volante pesado, mas que tem uma boa saída de jogo e por isso sofre com os marcadores quando recebe os passes. Luan, Pato, Sheik, Biro Biro e Dudu são os destaques na velocidade. E fazem com que os marcadores tenham que pará-los na falta.

E na próxima edição de dados comparativos, o repórter Guilherme Sawaia vai trazer um comparativo entre a Copa Paulista e o Campeonato Paulista. Aguardem!

 

Editado por Vitor Domingues

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s