Internet completa 20 anos e abrange maior número de usuários

Por Maria Clara Lourençon

Neste ano, a internet faz o 20º aniversário e vê o perfil do usuário mudar. Exatos 20 anos após começar a ser oferecido comercialmente no Brasil, o acesso à internet ainda é restrito a cerca de 60% da população, mas deixou de ser concentrado na população mais rica.

Segundo pesquisa da Data Folha, hoje, 54% dos internautas pertencem à classe C, ante 36% de A e B e 10% pertencem a classe D e E. A pesquisa foi realizada com 1.500 usuários. Há ao menos 120 milhões de brasileiros conectados, de acordo com o levantamento mais recente do instituto Nielsen Ibope, de julho de 2014 (o número leva em conta acessos frequentes e esporádicos). O Brasil tinha, no mesmo mês, 202,8 milhões de habitantes, segundo o IBGE.

A mudança no perfil do internauta está relacionada às redes sociais e aos smartphones, que estimulam a conexão.

A evolução pode ser dividida em quatro fases, segundo o Nielsen Ibope: de 2000 a 2004 com o predomínio das classes A e B; de 2004 a 2007, com a ascensão das lan-houses como principal forma de uso da rede; de 2007 a 2010 com acesso em casa predominando; e, por fim, de 2010 a 2014, com o acesso móvel.

Crédito da imagem: Maria Clara Lourençon. Dados tirado de pesquisa do Data Folha e do IBGE.
Crédito da imagem: Maria Clara Lourençon. Dados tirado de pesquisa do Data Folha e do IBGE.

O usuário

A auxiliar de administração, Luciana dos Santos, 46, aprende cada dia mais a mexer nas ferramentas da internet. “Quando tive meu primeiro computador, há uns oito anos atrás, tudo era novo, minhas filhas tinham mais facilidade e me ensinavam o básico. Hoje, uso no meu trabalho e aproveito tudo que sei, para aperfeiçoar meu trabalho atual” confirma.

Já Carla Maria, nasceu no mesmo ano que a internet, completou 20 anos recentemente e não se vê sem plataforma. “Mesmo tendo meu primeiro computador com onze anos, sempre tive facilidade. Por ter nascido nessa geração, a Y, tudo que a internet oferece sempre este aos alcances da minha mão” comenta.

Criação

No dia 1º de maio de 1995 surgia uma das maiores plataformas já criadas. Neste dia começou a ser oferecida no Brasil a conexão comercial à rede mundial de computadores, abrindo para pessoas comuns às possibilidades já disponíveis para acadêmicos e pesquisadores.

Na época, 250 consumidores foram selecionados entre cerca de 15 mil candidatos pela Embratel para testar a tecnologia. Hoje, há mais de 100 milhões de usuários, segundo as estatísticas mais conservadoras.

O limite das conexões discadas, também conhecidas pelo seu nome em inglês, dial-up, era de 56 kbps, suficiente para baixar uma imagem de 100 kbytes em 14 segundos; uma canção de 5 Mbytes em 12 minutos; e um filme de 700 Mbytes em um dia e quatro horas. Pagando por minuto.

Vídeo fala sobre o A.G – D.G ( Antes e depois do Google) confira a matéria feita no Jornal O Globo.

 

Editado por Vitor Domingues

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s