Aumento de impostos sobre a cerveja pode gerar 450 mil demissões no estado

Por Caroline Magalhães

Boteco São Bento
Boteco São Bento em Campinas Imagem: Divulgação

Na última semana, o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), encaminhou à Assembleia Legislativa (Alesp) medidas que alteram a cobrança de impostos sobre bebidas no Estado de São Paulo. Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) o aumento pode gerar mais de 450 mil demissões em todo o Estado.

 

Em 2014 o ministério da fazenda já havia informado sobre o possível aumento dos impostos sobre as chamadas bebidas frias (cerveja, energéticos, refrigerantes e isotônicos). No caso da cerveja, o imposto passará de 18% para 23%, com um adicional de até 10% no valor final da mercadoria.

Infográfico 1
Aumento do preço final sobre bebidas após reajuste de impostos. Arte: Caroline Magalhães

O presidente da Abrasel São Paulo, Percival Maricato, se manifestou sobre o aumento do ICMS e diz que provavelmente muitos donos de bares e restaurantes terão que fechar as portas.“O aumento do ICMS em São Paulo vai sufocar ainda mais os empreendedores do nosso setor. Muitos dos donos de bares acreditam que fechar as portas é só uma questão de tempo. E, infelizmente, se esse aumento for aprovado, isso acontecerá muito em breve”

O aumento faz parte de um projeto de Cauê Macris (PSDB, líder do governo na Assembleia Legislativa), que aumenta os impostos sobre a cerveja, cigarro e zera os impostos sobre alimentos básicos como arroz e feijão, e visa reduzir a alíquota para materiais de construção e medicamentos.

Segundo a Abrasel, o setor de bares emprega cerca de 1,8 milhões de pessoas no Estado e a venda de bebidas representa cerca de dois terços do faturamento desses estabelecimentos. Com a alta do imposto sobre estes produtos, a associação prevê o fechamento de 85 mil estabelecimentos no estado de São Paulo.

Infográfico 2
Gráfico representativo do lucro de bares e restaurantes. Arte: Caroline Magalhães

Editado por Vitor Domingues

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s