Copa Paulista gera prejuízo financeiro

Por Guilherme Sawaia

Muitos times paulistas ficam sem jogos oficiais a serem disputados após o campeonato estadual. Os cerca de oito meses de inatividade prejudicam os clubes, que não arrecadam e se desfazem dos seus elencos, para não se endividarem. A Federação Paulista de Futebol (FPF) criou um torneio com intuito de evitar que isto aconteça, a Copa Paulista. Porém, atualmente, o campeonato prejudica financeiramente os clubes. As despesas de cada equipe para disputar as partidas não geram retorno aos cofres dos times.

A competição conta com 19 equipes, divididas em quatro grupos. Destes, avançam três times que se enfrentam na segunda fase, novamente dividida em grupos. Depois, os melhores classificados jogam o mata-mata até o final do torneio.  O Rio Branco foi eliminado nas quartas de final e foi um dos clubes com prejuízo. A assessoria de imprensa da equipe informou que a Federação Paulista não contribui com nenhuma verba e as despesas com os jogadores, viagem e alimentação são pagas pelo clube. A cada partida realizada em seu estádio, o Tigre ainda arca com fiscalização, policiamento, emissão de ingressos, bilheteiros, seguro, brigada de incêndio, gandulas, maqueiros e equipe de orientadores.

0002050121945_img
Rio Branco venceu o Paulista por 3 x 0 e eliminou o Galo Foto Sanderson Barbarini

O Paulista de Jundiaí, eliminado na segunda fase, ainda não contabilizou o prejuízo com a Copa Paulista, mas usa o torneio para preparar a equipe para o Paulistão. “Não compensa entrar na Copa Paulista, se você não tem uma base que servirá para competições profissionais futuras. A Copa Paulista serve, única e exclusivamente, para dar ritmo de jogo aos seus atletas, que estão nos planos do clube para aproveitamento ou negociações futuras” – afirma Douglas Stephens, diretor executivo do Paulista de Jundiaí.

O São Bento, eliminado na primeira fase, disputou oito partidas e tomou prejuízo em sete delas. Sem considerar os gastos de folha de pagamento, concentração, alojamento e alimentação, o clube perdeu R$ 22 mil, de acordo com os boletins financeiros divulgados pela FPF.  Na rodada do dia 30 de setembro, apenas um jogo deu lucro, entre Nacional x Paulista. O total de prejuízo, somando os jogos, foi de R$ 10.223,87. Veja abaixo:

Infográfico
Foto Guilherme Sawaia

A Copa Paulista entrou na fase semifinal. No domingo (08), às 11h, o Penapolense enfrenta o Linense no estádio Tenente Carriço. No outro lado da chave, o União Barbarense joga contra o Ituano, sábado (07), às 16h, na Toca do Leão.

Editado por Izabela Reame

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s