Sobe o número de matrículas em cursos superiores entre 2000 e 2013

Por Tácila Faria

Dados do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2015, divulgado no início deste mês pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), revelam que o número de matrículas em cursos presenciais nas instituições públicas e privadas de ensino superior no país cresceu cerca de 130% entre 2000 e 2013. O estudo é desenvolvido no Brasil desde 2011, pela Assessoria Econômica do Semesp.

Arte: Tácila Faria
Arte: Tácila Faria

Matrículas por Região

É na Região Sudeste onde se concentra o maior percentual de matrículas em cursos presenciais do país, seguida pelas regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte. O Estado de São Paulo concentra o maior número de alunos matriculados, são mais de 1,6 milhões de estudantes presentes em cursos das redes privada e pública.

Arte: Tácila Faria
Arte: Tácila Faria

Instituições de Ensino Superior

O número de Instituições de Ensino Superior no Brasil também cresceu nos últimos 13 anos, com um aumento de 102,6%, sendo 108,2% nas instituições privadas e 71% nas públicas.

Infográfico: Semesp
Infográfico: Semesp

Cursos Presenciais mais Procurados

Cursos tradicionais como Direito, Administração e Pedagogia foram os mais procurados pelos universitários nas instituições de ensino superior privado no Brasil em 2013.

Infográfico: Semesp
Infográfico: Semesp

Estado de São Paulo

O Estado de São Paulo possui uma população estimada em 44 milhões e é formado por 15 Regiões Administrativas, totalizando 645 municípios. É o primeiro estado do país em número de alunos matriculados em cursos presenciais. As Regiões Administrativas reúnem a maior porcentagem de matrículas em cursos presenciais. Em primeiro lugar está a Região Metropolitana de São Paulo, seguida por Campinas e Sorocaba.

Infográfico: Semesp
Infográfico: Semesp

Editado por Mariana Dandara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s