Médicos recomendam fazer mamografia acima de 50 anos

Por Maria Clara Lourençon

Médicos de alguns países têm recomendado adiar a realização regular de mamografia para depois dos 50 anos, com base na análise dos resultados de programas de redução da mortalidade por câncer de mama. O câncer de mama é o que mais afeta a população feminina e está entre as principais causas de morte em mulheres. O dado positivo é que, se diagnosticado precocemente, esse tipo de câncer apresenta chances de cura superiores a 90% e os exames preventivos, principalmente a mamografia, são a melhor forma de se detectar problemas logo no início.

Em 2009, houve pelo menos três estudos publicados nesse sentido, sendo que o último foi realizado pela Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos Estados Unidos, grupo independente do governo norte-americano, e ganhou destaque nos meios de comunicação, alimentando polêmicas no meio médico e fora dele.

cancer mama
Prevenção do Câncer de Mama. Foto: Divulgação

O que esse estudo afirma é que a realização periódica de mamografias nos programas de redução de mortalidade gerou um aumento de diagnósticos e tratamentos precoces, porém não diminuiu o número de diagnósticos de cânceres mais agressivos, como era de se esperar. Apesar de haver de fato uma redução na mortalidade, os médicos acreditam que esse fator pode estar mais relacionado com a biologia do tumor do que com o diagnóstico precoce. Ou seja, as mortes seriam por aqueles tipos de tumor que evoluiriam inevitavelmente para formas mais agressivas.

A médica mastologista Fabiana Araújo, que atende no Hospital Público de Louveira, afirma que as mamografias realizadas nas mulheres de 40 a 50 anos geraram um excesso de falso diagnostico. “Como a tecnologia ainda não é 100% no Brasil, nesse ramo, muitas pessoas tem o diagnóstico falso e iniciam tratamento de tumores que nunca fariam efeito na saúde da mulher, portanto desnecessário”, afirma.

A médica Fabiana, orienta em palestra as mulheres para realizar o exame a cima de 50 anos. Foto: Maria Clara Lourençon
A médica Fabiana em palestra sobre câncer de mama. Foto: Maria Clara Lourençon

Fabiana recomenda que o exame comece a ser feito apenas a partir dos 50 anos. “Quando é mais expressiva a proporção de mortes evitadas”, comenta. Segundo a revista Super Interessante, somente 20% das pacientes de câncer de mama têm menos de 50 anos. Mas nelas o tumor se desenvolve cerca de duas vezes mais rápido – o que a mamografia acusa como lesão inofensiva pode se tomar um tumor maligno em poucos meses. Além disso, antes dos 50 anos, as mamas são formadas por tecidos bem mais densos, que dificultam a visualização dos tumores iniciais.

Material entregue para as mulheres que participaram da palestra. Foto: Maria Clara Lourençon
Material entregue para as mulheres que participaram da palestra. Foto: Maria Clara Lourençon

O que é o resultado falso-positivo?

O enfermeiro Emerson Ribeiro conta que o exame de mamografia revela lesões que podem ser tanto benignas quanto malignas. “Nem sempre é possível saber de que tipo é a anormalidade encontrada, por isso, a mulher acaba sendo submetida a exames mais invasivos”, afirma. De acordo com o Colégio Brasileiro de Radiologia, um em cada vinte resultados de mamografia é um caso de falso-positivo.

Um dos argumentos das instituições que defendem que a mamografia seja feita mais tarde é que os riscos são maiores que os benefícios, ou seja, as chances das mulheres serem submetidas a uma biópsia desnecessária são maiores que as chances de que ela, de fato, tenha um câncer de mama. Vale também lembrar que a realização desses procedimentos tem um custo para a saúde pública.

Campanha contra o câncer de mama exibida no Fantástico.

Editado por Mariana Dandara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s