PUC-Campinas promove evento sobre interatividade

Por Mateus Badra

A Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas realizou no dia 26, o primeiro dia de palestras do “Interfaces III: Produção e utilização de Interfaces Interativas”. O evento, que aconteceu no Auditório Dom Gilberto, no Campus I da universidade, trabalha as relações entre o desenvolvimento da imagem com arte e tecnologia, nos conceitos de Artes Visuais, Design e Jogos Digitais.

Palestra do professor Milton Sogabe. Foto: Mateus Badra
Palestra do professor Milton Sogabe na PUC-Campinas. Foto: Mateus Badra

Evento

Segundo a organizadora e professora de Artes Visuais, Tatiana Dantas, o ‘Interfaces’, através de palestras e oficinas, mostra essa ligação entre a imagem com a interatividade e o envolvimento de ferramentas tecnológicas. “Isso que é importante. Trazer a questão da novidade, das atualizações no mercado da arte e todas as outras áreas relacionadas, para que os alunos tenham mais conhecimento sobre o que está acontecendo lá fora” explica.

Palestra

O professor Milton Sogabe foi um dos palestrantes da noite, e trouxe o tema: ‘Arte Interativa: Falsa interface como recurso poético’, que mostra o papel da arte como produto de uma tecnologia e conhecimento científico. Sogabe disse que ela é gerada dentro de um contexto do século XX do pensamento sistêmico, e que produz toda uma reflexão do mundo contemporâneo da interatividade, promovida pela tecnologia digital. “Hoje a arte interativa engloba todas as áreas do conhecimento. Tudo está interligado, e isso faz com que as pessoas se interessem mais pelo assunto” afirma o professor.

Opinião do público

Kaynan Vilela é estudante de Artes Visuais, e comenta que a palestra apresentada por Milton foi bem interessante, pois apresenta uma nova perspectiva da arte e o que seria uma falsa interface. “Ele dá como exemplo um grupo de copos, que conforme a pessoa vai passando a mão em cima deles, o sistema que está ligado junto da obra captura onde que ela passou e reproduz o som em algum lugar”. Karine de Mello, também é aluna e diz que a parte em que Sogabe falou sobre a evolução da tecnologia chamou mais atenção. “Ele explicou que essas ferramentas tecnológicas sempre fizeram parte da humanidade. Desde a pré-história onde as pessoas criavam instrumentos para modificar a natureza é que ela estava presente. E isso, certamente, se relaciona com a arte” comenta.

Serviços

O “Interfaces III: Produção e utilização de Interfaces Interativas” acontece até o dia 28 de outubro no Campus I da PUC-Campinas. Para conferir a programação completa e mais informações é só entrar no site da universidade ou na página do Facebook.

Endereço: Rodovia D. Pedro I. Parque das Universidades – Campinas – SP

Telefone: 0800-728 78 22.

Editado por Maria Clara Lourençon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s