Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas promove Encontro de Editores

Por Vicente Brassoloto

‘Coberturas jornalísticas internacionais: do factual às grandes reportagens’ foi o tema do Encontro de Editores, tradicionalmente promovido pela Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas. O evento ocorreu ontem, às 8h e às 19h30, na sala 800 do Campus I e contou com a participação das jornalistas Carolina Cimenti, repórter da Globo News, e Verónica Goyzueta, correspondente do jornal espanhol ABC no Brasil. Além delas, os professores Antonio Carlos Lobão, da Faculdade de Economia, e Lindener Pareto Junior, da Faculdade de História também participaram.

No período da manhã, Carolina foi a palestrante. Apresentou aos alunos a cobertura realizada na Europa da crise de 2008, importante por ser considerada a maior da história capitalista após a grande depressão de 1929.

Carolina Cimenti, repórter da Globo News e o Professor Antonio Carlos Lobão, da Faculdade de Economia. Foto Álvaro Jr. / DCOM
Carolina Cimenti, repórter da Globo News e o Professor Antonio Carlos Lobão, da Faculdade de Economia. Foto Álvaro Jr. / DCOM

Já à noite, a palestra foi ministrada pela Verónica, que apresentou uma linha do tempo dos fatos que ocorreram recentemente no Brasil, desde a cobertura das manifestações de rua em 2013 até a crise política de 2015. Em cada período, um professor ficou encarregado de contextualizar a temática das reportagens apresentadas pelas jornalistas (durante a manhã, Lobão; durante a noite, Junior).

A peruana Verónica conversou com o Digitais, confira:

O professor Lindener também conversou com o Digitais e sintetizou sua apresentação:

Os estudantes de jornalismo, Ericka Flávia Marques de Araújo e Lucas Rafael Machado Santos contam o que acharam da palestra:

Sobre as palestrantes:

Carolina Cimenti cursou Jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com 18 anos já trabalhava na área. Trabalhou na rádio FM de Porto Alegre, na Gazeta Mercantil e no Portal Terra, até que resolveu estudar em Roma. Permaneceu no exterior trabalhando e estudando por 12 anos. Após se mudar para os Estados Unidos, retornou ao Brasil, onde, atualmente, é repórter da Globo News.

Verónica Goyzueta cursou Letras, Linguística e Literatura na PUC de Lima, além de Jornalismo na UnB. É também mestre em Arte e História da Cultura pelo Mackenzie. Verónica foi correspondente das agências norte-americanas de notícias, Dow Jones, além de ter trabalhado como comentarista, editora, co-organizadora de livros e ter presidido a Associação dos Correspondentes Estrangeiros (ACE). Ela recebeu o prêmio Comunique-se de melhor correspondente (2005). Atualmente, atua justamente como correspondente do jornal espanhol ABC no Brasil, além de lecionar Jornalismo na ESPM, em São Paulo.

Editado por Maria Clara Lourençon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s