Por Guilherme Sawaia
O Colab.re foi eleito a startup de gestão pública das cidades brasileiras como ‘A Inovação Tecnológica de Maior Impacto de 2015’, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O vencedor foi nomeado por um júri de especialistas em empreendedorismo, inovação e crowdfunding, que julgaram o potencial da ferramenta em melhorar a vida dos cidadãos na América Latina. A disputa envolveu 200 startups de 19 países.

O Colab.re é um aplicativo em que o cidadão pode fiscalizar, propor melhorias e avaliar instituições e serviços públicos, como iluminação, energia elétrica e saneamento básico. As reclamações são acessadas pelas prefeituras ou órgãos responsáveis e estes podem interagir com o cidadão. Para o co-fundador, Bruno Aracaty, o aplicativo visa a qualidade de vida das pessoas. “Nossa rede social é uma ferramenta de comunicação em rede, baseada na transparência, que dá poder ao cidadão para a melhoria da qualidade de vida nas cidades” afirma.
Criado em 2013, mais de 80 cidades no Brasil já aderiram ao Colab.re, entre elas Curitiba (PR), Niterói (RJ), Porto Alegre (RS), Natal (RN), Santos (SP) e Campinas (SP). A ferramenta tem mais de 100 mil usuários cadastrados responsáveis por mais de 25 mil publicações. O campineiro, Leonardo Rodrigues, utilizou o aplicativo e aprovou. “Eu gostei dessa nova ferramenta, porque fica mais fácil denunciar. Ás vezes, a gente passa por algo que incomoda, aí é só tirar a foto e mandar pelo aplicativo” comenta.

Editado por Maria Clara Lourençon