Colab.re é eleita startup brasileira de maior impacto este ano

Por Guilherme Sawaia

O Colab.re foi eleito a startup de gestão pública das cidades brasileiras como ‘A Inovação Tecnológica de Maior Impacto de 2015’, pelo  Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O vencedor foi nomeado por um júri de especialistas em empreendedorismo, inovação e crowdfunding, que julgaram o potencial da ferramenta em melhorar a vida dos cidadãos na América Latina. A disputa envolveu 200 startups de 19 países.

App traz 3 opções para usuário se queixar. Foto: Guilherme Sawaia

O Colab.re é um aplicativo em que o cidadão pode fiscalizar, propor melhorias e avaliar instituições e serviços públicos, como iluminação, energia elétrica e saneamento básico. As reclamações são acessadas pelas prefeituras ou órgãos responsáveis e estes podem interagir com o cidadão. Para o co-fundador, Bruno Aracaty, o aplicativo visa a qualidade de vida das pessoas. “Nossa rede social é uma ferramenta de comunicação em rede, baseada na transparência, que dá poder ao cidadão para a melhoria da qualidade de vida nas cidades” afirma.

Criado em 2013, mais de 80 cidades no Brasil já aderiram ao Colab.re, entre elas Curitiba (PR), Niterói (RJ), Porto Alegre (RS), Natal (RN), Santos (SP) e Campinas (SP). A ferramenta tem mais de 100 mil usuários cadastrados responsáveis por mais de 25 mil publicações. O campineiro, Leonardo Rodrigues, utilizou o aplicativo e aprovou. “Eu gostei dessa nova ferramenta, porque fica mais fácil denunciar. Ás vezes, a gente passa por algo que incomoda, aí é só tirar a foto e mandar pelo aplicativo” comenta.

info
Crédito: Guilherme Sawaia.

Editado por Maria Clara Lourençon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s