ECOCINE aborda o tema “Água e Saúde” e busca conscientizar os jovens

Por Tiberg Lima

Debate apos o filme Foto: Tiberg Lima
Debate apos o filme Foto: Tiberg Lima

Começa nesta segunda-feira (19/10) as atividades de conscientização propostas pela ECOCINE em Campinas, aproximadamente 60 alunos do ensino médio compareceram ao auditório da faculdade de ciências médicas da Unicamp, para assistir o os filmes ‘Recicla Pet’ e a ‘Lei da Água’. A estudante Maria Eduarda,17, conta que apesar do sentimento de tristeza após o filme é importante refletir sobre o assunto e pensar em mudar agora para as próximas gerações.”A gente fica muito triste, porque apesar de ver as notícias, nós não sabíamos o impacto real do novo código florestal e do desmatamento, temos que pressionar os políticos para termos um futuro sustentável” diz Maria Eduarda.

IMG_20151019_124859[1]
Alunos assistindo a filme “Lei da Água” Foto: Tiberg Lima
Maria Gineusa de Medeiros e Souza, enfermeira, que hoje atua no Câmera Técnica de Educação Ambiental do Grupo Gestor Universidade Sustentável da Unicamp (GGUS), diz que o papel era sensibilizar os alunos e docentes para o tema e incentivar a discussão. “Muitos destes alunos já possuem um senso crítico forte, o nosso papel é trazer mais informações” e enaltece o dever da universidade de manter o papel critico da sociedade. “Acredito que todos que estiveram aqui hoje foram sensibilizados, eles ficam tristes, mas ao mesmo tempo sentem que podem mudar esta situação”.

“Muitos destes alunos já possuem um senso critico forte, o nosso papel é trazer mais informações” Maria Gineusa

A iniciativa continua em Campinas até o dia 25 de outubro, com transmissões de filmes, peças e ações culturais para crianças e jovens na Casa do Lago e no SESI. Alguns medidas como economia da água, ações de preservação e menor impacto ambiental serão passadas ao público durante os próximos eventos. O estudante Rafael Lima,17, retifica a importância das pessoas pensarem no todo e não somente no individual. “Há muito egoismo, claro que cada um fazendo um pouco ajuda, mas depois de assistir o filme não temos como não pensar que os políticos e empresas são os maiores responsáveis pela atual situação, temos que agir neste ponto também” conclui o estudante.

IMG_20151019_125451[1]
Foto comemorativa no fim da sessão Foto: Tiberg Lima

Entenda o Novo Código Florestal

http://www.observatorioflorestal.org.br/pagina-basica/o-codigo-florestal

Trailer Oficial “A Lei da Água”

O filme “A Lei da Água” do diretor Andre D’Elia é um documentário sobre o impacto da aprovação do Novo Código Florestal e crise hídrica atual aprovado no congresso em 2012

Confira a agenda da programação do Ecocine aqui.

Editado por Maria Clara Lourençon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s