Alunos da PUC-Campinas apresentam exposição sobre arte e meio ambiente

Por Mateus Badra

O curso de Artes Visuais da PUC-Campinas realiza desde o último dia 2, a exposição ‘Arte e Meio Ambiente: Diálogos Possíveis‘. A mostra que está exposta em diversos locais do Campus I da universidade, promove reflexões sobre sustentabilidade e as relações da vida e do ser humano com o meio ambiente.

Exposição

A exposição foi proposta pelo professor do curso de Artes Visuais, Helder de Oliveira aos alunos da disciplina de Projeto III: Atividades Práticas Integradoras, cujo tema é Educação Ambiental. Segundo o docente o objetivo foi mostrar como a questão do meio ambiente se relaciona com a arte e consequentemente, como os artistas tratam esse debate. “A ideia era que os estudantes reaproveitassem materiais recicláveis e até mesmo restos orgânicos que a natureza acabava deixando, para que, assim, desenvolvessem esse trabalho”. Usar as instalações da PUC para realizar esse projeto, de acordo com Helder, foi também uma maneira para que os outros cursos pudessem ser atraídos pela mostra e que conhecessem um pouco mais sobre o trabalho dos alunos de Artes Visuais.

Obra: Mandala. Desenvolvida pela aluna Maria de Fátima. Foto: Mateus Badra
Mandala feita pela aluna Maria de Fátima com latinhas de cerveja e tampas de garrafa pet. Foto: Mateus Badra

A Artista

Maria de Fátima é uma entre os diversos alunos que desenvolveram essas obras. Ela produziu uma mandala com tampinhas de garrafa pet e latas de cerveja, que pode ser visto no prédio H15. Para Fátima, o intuito foi justamente mostrar como podemos reaproveitar qualquer tipo de material e transformar em arte. “A lição que a gente vê é que qualquer coisa que está jogado na rua ou no lixo pode virar algo”. Completou dizendo que os trabalhos expostos vão ser aproveitados depois por um projeto desenvolvido pelo colégio São José, em Campinas, com os meninos de rua, para eles que eles possam trabalhar em cima disso.

Obras

São várias os trabalhos espalhadas pelo Campus I. Podemos encontrar o que foi feito por Isabelle Ittner, com o tema: Solidão. O projeto representa de forma metafórica a solidão humana e o abandono da natureza, composto por caixotes de frutas, gaiolas velhas, galhos secos e vegetações. Já Andrea Mendes reproduziu o mapa do Brasil construído com lixo eletrônico. A ideia é despertar nas  pessoas reflexão sobre a compra excessiva desse material, o descarte desordenado e a falta de reciclagem.

Obra: Solidão. Desenvolvida pela aluna Isabelle Ittner. Foto: Mateus Badra
Obra: Solidão. Desenvolvida pela aluna Isabelle Ittner. Foto: Mateus Badra

Opinião do público

O estudante de engenharia civil, Bruno Fernandes, conta que se interessou mais pela obra do joão-de-barro, montada debaixo de uma árvore onde vivem o casal de aves. “Estava passando próximo ao H11 e de repente vi. Achei curioso pela forma com que foi colocada a exposição, a arquitetura dela. Já que sou de civil isso me chamou mais atenção”.

Já para Nathália Galvão, estudante de jornalismo, a princípio achava que os materiais expostos podiam ser algum lixo jogado no chão ou uma bagunça, mas quando parou e olhou, viu que era uma exposição e que retratava bem a nossa realidade. “Achei bem criativo, principalmente essa sobre uma fábrica como indústria do lixo. Isso representa o que fazemos que é fabricar o lixo e descartar ele no meio ambiente. Provoca uma reflexão sobre o que estamos consumindo e descartando de forma errada” afirma.

Obra: Indústria do Lixo. Desenvolvida pelo aluno Ronan Augusto. Foto: Mateus Badra
O aluno Ronan Augusto com seu trabalho: Indústria do lixo. Foto: Mateus Badra

Serviços

‘Arte e Meio Ambiente: Diálogos Possíveis’ fica em cartaz até dia 16 de outubro no Campus I da PUC-Campinas e pode ser prolongado por mais alguns dias.

Endereço: Rodovia D. Pedro I. Parque das Universidades – Campinas – SP

Telefone: 0800-728 78 22

Mais informações sobre outras exposições e o curso de artes visuais você encontra na página do Facebook.

Galeria da exposição:

Fotos: Mateus Badra

Este slideshow necessita de JavaScript.

Editado por Maria Clara Lourençon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s