Brincar é uma atividade para crianças e adultos

Por Vicente Brassoloto

Brincar é para a criança uma importante forma de comunicação. Para a psicóloga Agnes Souza, “é neste processo que ela desenvolve suas habilidades. Por meio das brincadeiras as crianças aprendem a enfrentar problemas, estimular a imaginação e criar relações sociais”.

Mas para quem pensa que este processo só se dá na fase infantil, está totalmente enganado. “A capacidade do homem em aprender, criar e inovar, deve estar presente em toda a sua vida. Brincando os adultos criam novas hipóteses, resolvem problemas, exploram e constroem novas formas de interagir com o mundo” complementa Agnes.

Por isso, o Digitais saiu a procura desses adultos que continuam a brincar e se divertem como crianças.

Luzia Cristina Celim, 46, mantém viva a tradição de sua mãe, que aos 80 anos ainda pulava corda para brincar com seus netos. “É muito gostoso pular corda, a gente se sente viva e a vida fica mais alegre e leve”, afirma.

IMG_1765

Já o casal Daniela e Jorge, adoram jogar videogame. Confira:

A psicóloga Agnes Souza enfatiza que “brincar é uma prática cultural. Esta necessidade própria da infância está presente em toda fase adulta. Ambos apropriam-se das formas humanas de comunicação: aprendem a ouvir, a esperar sua vez, negociar, defender seu ponto de vista e rir, rir muito e fazer deste mundo algo melhor e novo.”

Editado por Mariana Dandara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s