Por Ana Paula Schenfel
A exposição ‘O Trabalho é uma Arte’ é realizado por alunos da rede pública de Campinas. As obras começaram a ser exibidas nessa última sexta-feira, 09, no Senac Campinas e percorrerá diversos espaços da cidade, como o MIS (Museu de Imagem e do Som), Sesc e o Paço Municipal.
A mostra é fruto de um trabalho desenvolvido pelo Conexão Social SindiVarejista (Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região), formado por um grupo de 20 alunos com idade entre os 15 e 66 anos, da EJA (Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos) Pierre Bonhomme, na Vila Industrial.
Gustavo Nenão, foi aluno na Puc Campinas, é formado em publicidade e propaganda e percebeu em um momento da sua vida que realmente gostava do grafite e começou a participar de alguns projetos oferecidos pela prefeitura como arte educador. O campineiro trabalha com grafite desde 1994 e profissionalmente vive de grafite desde 2003.

Em quatro encontros, sob a orientação de Gustavo Nenão, os estudantes aprenderam sobre a arte do grafite e tiveram a noção sobre a parte teórica e a forma do manuseio do spray. Ele mantém uma classe diversificada e pratica a inclusão de pessoas com deficiência física, é o caso da aluna Maria Inês Lago,66, deficiente auditiva. Gustavo conta emocionado como se sente com as aulas .” Eu cheguei lá pra ensinar e aprendi mais do que ensinei”, afirma o artista.

A exposição pode ser vista no Senac Campinas, onde ficará até o dia 28 de outubro.
Confira a programação:
Senac Campinas: até 28 de outubro
SESC Campinas: 29 de outubro
MIS (Museu de Imagem e do Som): 17 a 28 de novembro
Paço Municipal: durante o mês de dezembro
Editado por Maria Clara Lourençon