Aplicativo de segurança para ciclistas estará disponível este ano

Por Izabela Eid

Em parceria com a Secretaria Municipal de Cooperação de Assuntos de Segurança Pública de Campinas, a IMA (Informática de Municípios Associados S/A) está trabalhando no desenvolvimento de um aplicativo para celular com o objetivo de aumentar a segurança dos ciclistas. O aplicativo será lançado ainda neste ano.

O sistema compartilha a possibilidade dos ciclistas se conhecerem e trocarem mensagens instantâneas em caso de acidente ou de algum tipo de risco. A ideia da criação do aplicativo surgiu após pedidos de cidadãos que costumam participar de trilhas de mountain bike em regiões de Joaquim Egídio e Sousas. Eles pediam por mais segurança – esta é, aliás, o principal motivo pelo qual os ciclistas costumam se reunir em grupo para pedalar.

Segundo o ciclista Carlos Leandro Miranda, na maioria das vezes andam em grupo, e adotam algumas medidas como rádios de comunicação e não deixam ninguém para trás e quando não é possível andar em grupo, evitam locais visados e ficam sempre atentos. “Na cidade, evitando lugares visados, não tenho tanto receio, mas em trilhas, não me arrisco, pois além da segurança, há a possibilidades de acidentes de quebras e pneus furados”, conta.

fotopedau
Carlos Leandro Miranda pedalando com grupo. Foto: André Godoy

Ouça abaixo parte da entrevista com o ciclista:

O propósito do aplicativo é semelhante ao do ‘Guarda Amigo‘, também desenvolvido pela IMA em parceria com a mesma secretaria. No Guarda Amigo, é possível cadastrar contatos para receberem um SMS de emergência quando o botão inicial do sistema for ativado. Esse sistema atingiu grande sucesso em Campinas, com cerca de 10 mil downloads na página do Google Play.

Editado por Maria Clara Lourençon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s