Extintor do tipo ABC não é mais obrigatório e gera dor de cabeça

Por Vicente Brassoloto

Anunciado como item obrigatório dos automóveis em 2014, os extintores com carga de pó do tipo ABC causaram uma grande dor de cabeça a muitos motoristas. Isso porque em 17 de setembro o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu que o uso do extintor (de qualquer tipo) passará a ser opcional: ou seja, a falta do equipamento não será mais considerada infração nem irá gerar multa.

O equipamento ABC é capaz de conter chamas tanto em materiais sólidos, como combustíveis líquidos e materiais elétricos energizados e passaria a ser exigido em 2015 – o que não se concretizou, após uma série de adiamentos até a decisão final do Contran que revogou a anterior.

Guilherme Frederico Bernhardt, de 36 anos, foi um dos cidadãos que correu às lojas para comprar o extintor. “Acabei trocando, porque ouvi no rádio que era obrigatório. Eu também pretendia vender o carro e o comprador exigiu que eu realizasse a troca”, afirma. “Dizem que o novo extintor é melhor, mas a mídia criou um alarme que não era necessário. Se era tão bom assim por que foi revogado?”.

O analista de sistemas conta ter pagado cerca de R$ 70 no novo equipamento. Segundo a norma revogada, a não utilização do extintor ou a utilização de um item vencido seria passível de multa de R$ 127,69, além de cinco pontos na CNH do proprietário do veículo e retenção do mesmo para regularização.

“Eu me senti meio enganado e parece que o pessoal faz essas normas para arrecadar dinheiro do povo”, afirma Guilherme. A repercussão quanto à mudança de regra foi muito negativa também nas redes sociais. Muitos usuários recordaram o caso do kit de primeiros socorros, que passou a ser obrigatório nos carros em 1998 e, no ano seguinte, a exigência foi derrubada.

Ouça o depoimento do Guilherme:

Confira quais são os equipamentos obrigatórios nos veículos automotores (art. 105 do Código de Trânsito Brasileiro): Untitled Infographic

Editado por Izabela Eid

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s