Empreendedores se preparam para bater recorde de vendas na Black Friday

Por Caroline Magalhães

Faltando exatos 64 dias para a Black Friday, muitas empresas que realizam vendas pela internet estão se preparando. Para ajudar os comerciantes, muitos empreendedores e programas de apoio ao empreendedor estão ministrando palestras e entregando materiais para que todos possam estar prontos para a loucura de vendas do dia 27 de novembro de 2015.

Para Wanderson Waterley, dono de uma loja virtual especializada em personalizações e roupas, as palestras são muito importantes para que o comerciante, principalmente aqueles que vão participar da Black Friday pela primeira vez, saibam o que fazer e como se preparar para a data.  Segundo ele, os sites recebem muitos acessos ao mesmo tempo, e tudo tem que estar bem organizado para o cliente sair satisfeito, desde a estrutura do site e o estoque até os preços atrativos e as propagandas para chamar a atenção do cliente para sua loja.

Além disso, é uma ótima oportunidade para que pequenos negócios como o dele comecem a crescer e se destacar no mercado.

foto matéria
Filho do empreendedor cria todas as estampas dos produtos em casa.  Foto Caroline       Magalhães

A Black Friday é uma das datas mais importantes do comércio eletrônico mundial. O nome Black Friday é um termo criado pelo varejo dos Estados Unidos para nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças. Devido ao sucesso nas vendas, a ideia da Black Friday começou a ser adotada por outras países, incluindo o Brasil. Segundo dados do E-bit em 2014, só no Brasil a Black Friday representou um crescimento de 867% no comércio de vendas pela internet em relação a última sexta- feira convencional.

Divulgação matéria final
Representação de vendas da Black Friday 2014.  Arte : Caroline Magalhães

Ainda, segundo a ClearSale, só no dia da Black Friday de 2014, o comércio online movimentou mais de R$870.000.000 reais, o que significou um crescimento de 48% nas vendas em relação a Black Friday de 2013.

Pensando nesse aumento gigante nas vendas e em todas as lojas que querem se preparar para a Black Friday deste ano, a Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico (câmara-e.net), em parceria com a Braspag, fará amanhã um curso online gratuito de capacitação para o Black Friday Legal 2015. O programa conta com palestras sobre planejamento, logística, meios de pagamentos e marketing digital. O objetivo é mostrar às empresas interessadas a participar da Black Friday deste ano como adaptar a sua loja virtual à Legislação Brasileira do e-commerce.

As palestras começam a partir das 9h da próxima quinta- feira (24/09), e as inscrições ainda podem ser feitas pelo site.

Outra opção, para aqueles que não poderão assistir às palestras, é o material online que o SEBRAE disponibiliza em seu site para varejistas. A cartilha contém dicas para planejar a sua participação nessa Black Friday, um material explicativo com os erros mais comuns e até sugestões para decoração da loja. Para adquirir o material você só precisa se cadastrar no site do SEBRAE e fazer o download do material por esse link.

Imagem Cartilha SEBRAE
Cartilha de divulgação de material SEBRAE SP

Editado por Caren Godoy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s