Emdec promove eventos por Campinas para incentivar gentileza no trânsito

Por Louise Fávaro

foto (1)

Cartaz da SEMUTRAN alerta pedestres distraídos. Foto: Louise Favaro

Terminam na próxima quarta-feira, 30 de setembro de 2015, as atividades de conscientização e educação da Semana Municipal do Trânsito, a SEMUTRAN, promovida pela Emdec. O objetivo da campanha anual é informar a população sobre os maus hábitos no trânsito, que exigem mudanças no comportamento dos motoristas frente ao volante e em respeito ao pedestre. Para incentivar essas mudanças, foram criadas diversas atividades pela cidade.

A campanha é inspirada no tema “Seja você a mudança no trânsito”, seguindo a orientação do Departamento Nacional de Transito, o Denatran.  De acordo com a Emdec, as principais vítimas de trânsito são homens jovens e motociclistas. Em 2014, um terço das mortes no trânsito em Campinas foram causadas por atropelamento. No total foram 96 vítimas fatais, sendo 32 pedestres, 39 ocupantes de motocicletas e 25 ocupantes dos demais veículos. Por isso, a programação é ampla e visa conscientizar os pedestres, motociclistas e motoristas.

Untitled Infographic (4)

Dados da Emdec de vítimas do trânsito. Arte: Louise Fávaro

A estudante recém motorizada, Bárbara Fortes, participou com sua família do Passeio Ciclístico e Caminhada pela Paz no Trânsito, realizado na Praça Arauto da Paz, no último domingo. “As pessoas sempre estão muito estressadas e acabam descontando isso no trânsito. É necessário que elas conheçam o perigo que isso representa”, explica ela.

Como parte da programação, a Emdec lançou ontem no Facebook a página Vamos Juntos Emdec para promover caronas solidárias entre os usuários da rede social. Apesar da iniciativa, a página ainda está desatualizada, não possui nenhum post e tem poucas curtidas.

emdec

Página criada pela Emdec para troca de caronas, ainda desatualizada. Foto: Louise Favaro


Confira a programação do SEMUTRAN para os próximos dias:

emdec2

Rodada de Conscientização no Trânsito realizada nos bares. Foto: Emdec Divulgação.

– Dia 24, o teatro do SESI Amoreiras recebe às 8h30, o I Seminário sobre Política Pública de Educação para Mobilidade Urbana. Para participar basta fazer o pré-credenciamento pelo e-mail.

– Dia 24 serão realizadas no corredor de ônibus Amoreiras ações educativas de rua para conscientização de pedestres, feitas em parceria com o Corpo de Bombeiros e Samu. Além disso, haverá a inauguração da faixa de pedestres “Sanasa”, o lançamento do guia didático “Educação no Trânsito é cidadania”, e do concurso educativo “24º SEDUTRAN – Concurso de segurança e educação para o trânsito”.

– Dia 24 e 25, a partir das 18h, os educadores da Emdec farão a Rodada de Conscientização no Trânsito, uma ação junto aos consumidores dos bares de Campinas, para eleger o motorista da rodada.

– Dia 25, acontece na Fitel, a partir das 18h, a instalação urbana “Álcool X Direção. Combinação Fatal”, com o objetivo de chamar atenção da população sobre os perigos de beber e dirigir. A ação será realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros, com uma atividade sobre Primeiros Socorros e RCP e um quiz.

– Até o dia 25, em homenagem ao Dia do Agente de Mobilidade Urbana, será oferecido vistoria veicular na sede da Emdec a todos seus funcionários.

– Dia 29, acontece o P.AR.T.Y. – Prevenção do Trauma Relacionado ao Álcool na Juventude -, uma iniciativa voltada para os jovens do 2º e 3º ano do Ensino Médio sobre prevenção ao uso de álcool, drogas e o trauma que eles causam. Para isso, os jovens da Escola Estadual Milton Pimenta Neves, Vila Aeroporto e Região do Ouro Verde, visitarão UTIs e enfermarias de ortopedia do Hospital de Clínicas da Unicamp.

– Dia 29, a Faculdade Metrocamp recebe em seu auditório, as 8h30, a Oficina para a Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana em parceria com o Ministério das Cidades.

– Dia 30, o Centro de Convivência receberá o evento Check-up Moto e Vida, a partir das 9h30, onde os motociclistas poderão fazer vistoria gratuita da moto, com indicação dos itens que precisam de manutenção. Além disso, cada participante ganhará um litro de óleo de brinde.

Editado por Caren Godoy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s