PUC-Campinas abre inscrições para 5ª edição do Concurso Literário

Por Vitor Domingues

Cartaz do 5ª Concurso Literário de Letras Foto: Divulgação
Cartaz do 5ª Concurso Literário de Letras Foto: Divulgação

A partir do dia 20 de setembro até 20 de outubro de 2015, vão estar abertas as inscrições para participar do 5ª edição do Concurso Literário da Faculdade de Letras, da Pontifica Universidade Católica de Campinas.

O aluno que tiver interesse em participar, pode se inscrever com textos para a língua Portuguesa e inglesa. Nos textos em português, as categorias disponíveis são: Conto, Poema e Crônica. Já para o inglês, as opções são: Poema e Mini-conto. Com exceção do conto em português, que não deve ultrapassar o limite de quatro páginas, os demais têm um limite máximo de duas páginas. Cada estudante pode concorrer com apenas um texto por categoria.

A comissão julgadora é formada por docentes da própria faculdade, sendo três professores por categoria e não tem espaço para recursos de questionamentos sobre o resultado. A participação é válida para todos os alunos matriculados em algum curso da Universidade. Outro ponto importante, é que o autor(a), não pode ter publicado anteriormente o seu texto em periódicos impressos ou meios de divulgação digital.

Para os universitários, essa competição saudável é um estímulo e uma oportunidade para mostrar para si mesmo que tem capacidade de produzir um texto literário, como conta o aluno do 3º de jornalismo, Pedro Fernandes Nogueira, que participou do concurso em 2014 e ficou em 3º lugar na categoria conto. “Como ponto positivo, vejo o estímulo ao exercício da escrita. Não me inscrevi querendo ganhar ou algo assim, mas me serviu de estímulo. Às vezes é bom trabalhar com prazos e pressões. O concurso também nos ajuda a entender melhor os diferentes gêneros literários, assim como nos mostra que tem muita gente com capacidade por aí. Só falta um cutucão”.

Para participar do Concurso, o participante precisa enviar os textos através do e-mail clc.literario@puc-campinas.edu.br, no corpo do e-mail precisa ter nome completo, curso e RA do participante. Os textos precisam ter as seguintes formatações: fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre linhas e todas as margens medindo 3 centímetros e gravados em extensão doc. Nesse arquivo não deve conter o nome do autor(a), com risco de desclassificação.

No total, o Concurso Literário está na vigésima edição. Porém, as quinze primeiras edições eram abertas somente para o curso de Letras. As edições 16,17 e 18 estenderam as inscrições para todos os cursos do Centro de Linguagem e Comunicação. Somente na edição passada e na atual, que foi aberto para todos os alunos da Universidade. A Professora e diretora do Curso de Letras, Doutora Maria de Fatima Silva Amarante, explica o motivo para que abrisse essa competição para os outros cursos fora do centro de linguagem e comunicação (CLC). “ Nós achamos que o talento literário não está restrito para aqueles que selecionam Letras como opção, o talento literário flui nos mais variados indivíduos e a gente não gostaria de ficar restrito ao curso de letras. Porque, nós somos um curso pequeno, e temos alunos que escrevem sempre e sempre os mesmos iam ganhar.”

Acompanhe um trecho da entrevista com a Professora Doutora Maria de Fatima Silva Amarante

Os resultados serão divulgados no dia 26 de novembro de 2015, na Cerimônia de Premiação, às 19h30, na sala 900 do H01 na Puc-Campinas. Os três melhores textos em cada categoria serão premiados com publicações na página dos Cursos de Letras no Portal da faculdade.

Editado por Caren Godoy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s