Fonoaudiologia é a profissão mais promissora

Por Guilherme Sawaia

As profissões ligadas à tecnologia são consideradas, muitas vezes, como as mais promissoras, pelo grande crescimento da área nos últimos anos. Porém, as profissões relacionadas à saúde devem crescer ainda mais. De acordo com uma pesquisa do Department of Labor (Departamento de Trabalho) dos Estados Unidos, as profissões que terão maior procura, em alguns anos, serão nas áreas de saúde e bem-estar voltadas ao envelhecimento humano. Segundo levantamento do Bureau of Labor Statistics (Escritório de Estatísticas Trabalhistas) – também americano -, entre as 40 profissões que mais vão crescer, que oferecem melhores salários e menos estresse, a fonoaudiologia foi considerada uma das mais promissoras, e deve ter impulso de 34% até o início da próxima década.

O crescimento na fonoaudiologia está baseado no aumento dos problemas de audição entre os jovens, pelo excesso no uso de fones de ouvido em alto volume, além do envelhecimento saudável, já que o fonoaudiólogo trata e previne infecções de ouvido, exposição a ruídos intensos e alterações auditivas, que comprometem a comunicação e a qualidade de vida do indivíduo. Problemas vocais também são citados na pesquisa como motivos para o crescimento da profissão.

fonoaudiologia_1
Fonoaudiologia será uma das profissões com menos estresse. Foto: Divulgação

Para a diretora do curso de fonoaudiologia da PUC-Campinas, Luciana Furtado Seacero Granja, a procura pela área ainda não registra crescimento. “A procura pelo curso de Fonoaudiologia, tem se mantido estável nos últimos anos, embora as pesquisas mostrem que é uma profissão de grande visibilidade para o futuro. Os campos de atuação são amplos, o que fornece ao aluno diversas possibilidades.”

A estudante de Fonoaudiologia, Rebeca Torezim, explica que escolheu o curso por afinidade e se anima com a previsão de crescimento da profissão. “Sempre gostei da área da saúde. Pesquisei mais sobre a fonoaudiologia e me encantei pela profissão. A princípio não havia pensado no crescimento da fonoaudiologia, mas depois fiquei empolgada, sei que vou ter um bom retorno”.

Mais procurados

De acordo com o Ministério da Educação, o curso com maior número de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano foi administração com 295.799 mil candidatos, seguido de direito (254.217), pedagogia (231.243), medicina (229.771) e educação física (180.430).

Fonoaudiologia não aparece entre os cursos mais escolhidos no Sisu. Crédito: Guilherme Sawaia

Editado por Izabela Eid

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s