Novo sistema de monitoramento já traz resultados para Campinas

Por Débora Lopes

No começo de setembro, Campinas instalou oito câmeras inteligentes de monitoramento em pontos estratégicos. Duas semanas depois, o sistema de segurança já traz resultados: no último dia 09, a Guarda Municipal (GM) apreendeu o primeiro carro com a ajuda do monitoramento.

População estaciona carros na rua, momento propicio para o roubo. Foto: Débora Lopes
População estaciona carros na rua, momento propicio para o roubo. Foto: Débora Lopes

De acordo com a Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, as câmeras identificaram o carro roubado em uma das saídas da cidade, na noite de terça-feira, 08/09/2015, e o sistema deu o alerta aos guardas. O tempo entre a alerta de segurança e a localização do veículo foi de quatro horas. “Encontraram o carro no Jardim Eulina. Um jovem de 17 anos o dirigia acompanhado de outro menor, de 16”, diz o secretário de Segurança, Luiz Augusto Baggio.

A secretaria informou que um familiar da proprietária saiu com o veículo no sábado, 05/09/2015, e não retornou para casa. O rapaz, de 25 anos, ainda não foi encontrado. Os menores foram conduzidos ao 4º Distrito Policial (DP) e liberados aos responsáveis. Um deles possui antecedente criminal por tráfico de drogas.

Como funciona

Tela do sistema de monitoramento. Fonte: EPTV Campinas
Tela do sistema de monitoramento. Foto: EPTV Campinas

A previsão é que, até 2017, 103 pontos de Campinas sejam monitorados por cerca de 300 câmeras do sistema, denominado “Sistema Inteligente de Monitoramento Veicular” (Simvecamp). Para este ano, a intenção da prefeitura é instalar câmeras em 30 locais. “Os pontos formarão uma espécie de barreira virtual em toda a cidade, de forma que, ao se locomover, o veículo seja registrado por algum dos equipamentos”, explica Baggio.

As câmeras tiram até três fotos de cada veículo que passar pelo local. Para observar essa imagens, a Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CimCamp) já inaugurou uma área especifica.

Quando algum veículo envolvido em qualquer tipo de crime é fotografado, o sistema aciona uma sirene e avisa à GM, que vai até o local verificar o carro.

Violência em Campinas

De acordo com matéria divulgada pela EPTV Campinas, a região do distrito Ouro Verde é a área que mais registrou roubos e furtos de veículos de janeiro à julho deste ano. João Rubens Monteiro, estudante de jornalismo da Universidade Paulista (Unip), mora na região e teve seu carro furtado no começo do ano. “Era um uno, ano 1994. Foi levado depois de eu estacionar em frente ao condomínio onde moro”, conta Monteiro.

Acompanhe no áudio abaixo como o veículo foi encontrado:

Para Baggio, o novo sistema de segurança deve ajudar Campinas a reduzir o número de casos como o de Monteiro. “O programa Campinas Bem Segura será uma das principais ferramentas da cidade no combate ao crime, especialmente, roubo e furto de veículos, além de outras ocorrências criminais que muitas vezes são cometidas com carros roubados” finaliza o secretário.

 

Editado por Caren Godoy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s