Mostra de Thomaz Perina expõe projetos de decoração em Campinas

Por Maria Clara Lourençon

Uma exposição do artista plástico campineiro Thomaz Perina, falecido em 2009, traz ao salão da loja de decoração Stilo Decor ,15 projetos de decoração retratados pelo artista, vencedor do IX Salão Paulista de Arte Moderna (1960). Com entrada gratuita, a mostra segue até o dia 26 de setembro e expõe ainda estudos e paisagens produzidos durante as décadas de 1970 e 1980.

Retrato de Thomaz Perina
Retrato de Thomaz Perina. Foto: Maria Clara Lourençon

Pertencentes ao Instituto Thomaz Perina (ITP), as peças abordam conceitos e técnicas mistas nas áreas de decoração, cenografia e design de interiores. A exposição  reúne ainda nove croquis de interiores assinados pelo artista plástico, projetados em saguões de entradas de empresas da cidade e região.

Para a sobrinha de Perina, curadora da exposição e diretora do Instituto, Maria Angelina dos Santos, as obras do artista mostram como Perina tinha completo domínio da técnica do design de interiores, sem o uso dos recursos tecnológicos de informática. “Costumo dizer que ele aplicava a tecnologia de ponta, na ponta dos lápis e pinceis”, opina.

A arquiteta, responsável pelas relações públicas da loja e amiga do artista, Leonor Cury, por sua vez, diz que a oportunidade de receber a mostra é “emocionante”. “Fui amiga íntima do Perina, por isso receber as obras dele é gratificante. Ele foi um artista atemporal, mesmo na vanguarda tinha uma visão do futuro. Os desenhos dele são usados até hoje para decoração de interiores”, afirma Cury. Ela conta que Thomaz Perina era tão próximo a ela e sua família, que pintou um quadro em homenagem a cada um de seus filhos, que estão guardados em sua residência.

Leo Cury, Walenska Florêncio e Maria Angelina dos Santos, do Instituto Thomaz Perina. Foto: ITP
Leo Cury, Walenska Florêncio e Maria Angelina dos Santos, do Instituto Thomaz Perina. Foto: ITP

Thomas Perina desde muito jovem obteve sucesso com seus trabalhos acadêmicos. No início dos anos 1950 entrou em contato com as vanguardas europeias, o que lhe rendeu muitos prêmios como o International Art Exibition em Tóquio, no Japão e o Salão Paranaense de Belas Artes, em 1962. Poucos anos antes de seu falecimento, em 2005, foi criado um instituto que leva o seu nome, com o objetivo de preservar e divulgar a obra do artista para pesquisa e apreciação. Além da preservação do acervo de obras do artista, o ITP tem desenvolvido e promovido ações voltadas a programas de Arte Educação, visando levar informação, conhecimento e cultura a pessoas que não têm acesso a esse conjunto de atividades.

IMG_0705 editado
Obra do artista plástico campineiro, bar ‘remendo’. Foto: Maria Clara Lourençon
IMG_0704 editado
Obras do artista campineiro para decoração de interiores. Foto: Maria Clara Lourençon

Serviço
Mostra “Arte & Stilo” com obras de Thomaz Perina
Local: Stilo Decor. Av. Washington Luis, 402, Bairro Ponte Preta – Campinas. (19) 3213-0398 e 3395-6828
Data: de 26 de agosto a 26 de setembro
Horário: segunda a sexta-feira, das 14h às 17h e sábado, das 10h às 13h
Entrada: gratuita

Editado por Caren Godoy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s