Campinas recebe exposição de Tomie Ohtake

Por Andressa Simão

A galeria de arte da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), recebe a exposição “Tomie Ohtake: cores gravadas, linhas no espaço”, que segue em cartaz até o dia 3 de outubro de 2015, em Campinas. A exposição traz um acervo das obras da artista plástica Tomie Ohtake , que usa técnicas de arte abstrata em seu trabalho. Uma parceria feita entre a CPFL Cultura e o Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake, apresenta para o público 53 obras da artista japonesa naturalizada brasileira.

A exposição, é uma homenagem feita para a artista japonesa, que faleceu neste ano, em 12 fevereiro de 2015, aos 101 anos. A proposta do Instituto Tomie Ohtake, é que pessoas de todas as classes possam desfrutar  do trabalho da artista, conhecendo obras que foram realizadas em diferentes momentos de sua carreira. Segundo Luna Lobão, assessora de imprensa  da CPFL, “O Instituto visava levar para o interior algumas de suas exposições e a CPFL Cultura desejava receber mais opções de importantes mostras em sua galeria, assim, a exposição com gravuras de Tomie Ohtake foi um dos resultados dessa produtiva parceria.” O acervo exposto conta com 44 obras, entre elas : peças feitas em metal, gravuras, litografias e serigrafias que têm formatos definidos com colagens de recortes de revistas.

As nove esculturas em ferro tubular com até 4 metros de diâmetro e 1,50 de altura, podem ser tocadas pelos visitantes que podem interagir, e ao tocar nas peças elas se movimentam. Para o técnico em informática, Henrique Perreira de 25 anos, visitar a exposição é conhecer novos artistas “Nunca tinha ouvido falar desta artista, achei isso tudo bem bacana!” Afirmou.  

Exposição
Espaço exposição da Tomie Ohtake na CPFL Cultura. Foto: Andressa Simão

Este slideshow necessita de JavaScript.

A artista Tomie Ohtake, não intitulava suas obras, por uma questão de conceito e por acreditar que ao rotular as peças, faria com que as pessoas pensassem de forma parecida. Segundo Maria Vitória Ferreira, monitora que trabalha na exposição da CPFL Cultura, a artista queria que cada um tivesse uma impressão mais pessoal sobre a obra. “Ela não queria direcionar o pensamento das pessoas. Por exemplo, hoje eu recebi um grupo de crianças de 11 anos, e um menino disse que quando viu aquela peça, ela parecia um caminhão de cabeça para baixo. Essas são impressões muito particulares.” Contou.

Confira um trecho da entrevista com a Maria Vitória Ferreira:

Ao conferir a exposição, o visitante pode conhecer mais detalhes sobre a vida da artista e suas obras, além disso, pode conferir mais a respeito das técnicas de gravuras , litografia e serigrafia feitas por Ligia Badiale. Durante o período de exposição serão oferecidas visitas monitoradas para grupos de estudantes, professores e ONG’s, dessa forma é possível conferir mais detalhes das obras de Tomie Ohtake.  

Serviço:

Exposição: “Tomie Ohtake: Cores Gravadas, Linhas no Espaço”
Local: galeria de arte da CPFL Cultura. Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1.632, bairro Chácara Primavera – Campinas
Data: 28 de agosto a 3 de outubro
Horário: segunda a quarta, das 10h às 18h; quinta e sexta, das 10h às 19h; e sábado, das 10h às 18h (sendo até as 20h em dias de programação de música erudita contemporânea)
Entrada: gratuita

Editado por Caren Godoy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s