Desfile de 7 de setembro marca manhã do feriado em Campinas

Por Caren Godoy

Na manhã desta segunda- feira, 7 de setembro de 2015, muitos campineiros acordaram cedo para acompanhar o tradicional desfile de 7 de Setembro em Campinas, que excepcionalmente esse ano, teve seu local de celebração alterado, por conta das obras de revitalização que estão sendo realizadas na Avenida Francisco Glicério. O desfile, que começou por volta das 08h30 e terminou as 12h00, reuniu pessoas de todas as idades, na Avenida Almeida de Ruy Barbosa, no centro (saída do túnel Joá Penteado).

Militares durante apresentação no desfile de 7 de setembro. Foto Caren Godoy
Militares durante apresentação no desfile de 7 de setembro. Foto Caren Godoy

No entanto, para algumas pessoas que já estavam acostumadas com o antigo local de realização do evento, a mudança não agradou. “Eu não conhecia esse lugar aqui, demorei pra achar, e pra conseguir chegar você tem que vir caminhando dentro do túnel, que é super perigoso!” Conta a aposentada Rosa dos Santos, 64 anos, que sempre frequentou o desfile. Segundo ela é muito importante que as novas gerações conheçam e se espelhem nas pessoas que cuidam da segurança da cidade. “Eu tenho uma admiração muito grande por esses meninos que tão novos, já servem a pátria.”

O desfile, começou com a participação do Exército e seguiu com a Guarda Civil de Campinas, Policia militar, Defesa civil, Samu, Emdec, Sanasa, Setec, além de grupos de escoteiros mirins. E falando em crianças, o momento mais esperado por todos, principalmente por elas, foi à passagem do Corpo de Bombeiros. Durante a apresentação, os bombeiros foram recebidos pelo público com uma salva de palmas calorosa.

André Luis Pedroso, tem 9 anos e ficou muito empolgado quando ouviu a sirene do corpo de bombeiros. “Eles buzinaram pra mim, eu fiquei bem perto da grade e meu pai me levantou no colo. Quando eu crescer vou querer ser bombeiro.”

Os organizadores do desfile esperavam que, apesar do feriado, pelo menos 12 mil pessoas comparecessem ao evento, e para garantir a segurança do público e evitar confusões, um esquema de segurança foi armado para manter a ordem durante o evento. É o que conta Sandra Dias, 47 anos, uma das organizadoras do desfile. “Colocamos ambulâncias na saída e na entrada do túnel, e reforçamos a segurança, porque é um local que muitos não conhecem e temos que tirar dúvidas e ajudar as pessoas”  Ela ressalta também a importância de cuidar dos pertences e de prestar atenção nas crianças. “Algumas pessoas trazem câmeras e ficam muito distraídas com o desfile, isso aumenta as chances de furtos e das crianças se perderem dos pais.”

Militares durante apresentação no desfile. Foto Caren Godoy
O Exército, um dos primeiros a se apresentar. Foto Caren Godoy

No final do desfile, a chuva também resolveu aparecer, ainda que de maneira discreta, mas não foi suficiente para acabar com o ânimo das pessoas, que esperaram até o último minuto para aproveitar as apresentações , e celebrar o 7 de setembro em Campinas.

Editado por Izabela Eid

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s