CLC oferece oficinas para alunos do ensino médio e vestibulandos

Por Vitor Domingues

De 26 de agosto até 16 de setembro de 2015 , o Centro de Linguagem e Comunicação (CLC), da Puc-Campinas, promove oficinas profissionalizantes com foco para os alunos do ensino médio e vestibulandos, interessados em conhecer as atividades práticas dos cursos de jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas, turismo, letras, artes visuais e design digital.

Professora Francis Pedrosa iniciando a oficina de turismo. Foto: Vitor Domingues
Professora Francis Pedrosa iniciando a oficina de                    turismo. Foto Vitor Domingues

As oficinas tem como função principal, clarear as ideias dos alunos que estão em dúvida sobre o que fazer quando o ensino médio terminar. A professora do curso de turismo, Tatiana Rocha, cita a importância dessas oficinas para os alunos. “Primeiro, eles conseguem ter uma visão mercadológica das pessoas que estão dando a oficina. Falamos onde eles vão conseguir trabalhar com essa faculdade, o que ensinamos no curso e então eles conseguem ter uma noção do que fazer no futuro”.

Dificilmente um estudante se forma na escola com a certeza do que quer, mas existem casos que a pessoa já tem uma boa noção, e faz a oficina justamente para confirmar essa ideia. É o caso do estudante do 3° ano do ensino médio, José Vitor Araújo, que sempre quis trabalhar com turismo, e escolheu fazer a oficina para tirar todas as dúvidas  em relação ao curso “ Eu sempre fui muito curioso. Por exemplo, na área de turismo, eu estou sempre pesquisando sobre as melhores faculdades, duração do curso, se é melhor uma faculdade de tecnologia ou bacharelado. Assistir a oficina seria  mais uma oportunidade para tirar dúvidas sobre o curso, complementar ainda mais essa ideia e saber ainda mais aonde estou me metendo”

Alunos atentos as explicações da professora. foto: Vitor Domingues
Alunos atentos as explicações da professora. Foto                           Vitor Domingues

As oficinas do CLC começaram somente esse ano, e a ideia surgiu depois da bem sucedida experiência feita pelo curso de jornalismo em 2011, como conta o diretor do Curso de Jornalismo da PUC-Campinas, Lindolfo Alexandre. “A ideia surgiu a partir de uma percepção da faculdade de jornalismo, houve uma quantidade significativa de candidatos ao curso jornalismo procurando a informações sobre assuntos básicos da profissão: Onde atuam?, o que fazem?, qual a diferença de jornalismo impresso, rádio e televisão?. Em 2011 eu tive a ideia de pensar em um momento especifico para convidar esses alunos para ter um momento na universidade e oferecer um contato inicial com profissionais e professores de jornalismo, para os alunos terem uma oportunidade  de conhecer os elementos principais da profissão. Elementos que fossem suficientes para eles fazerem uma escolha adequada”

Cartaz da Puc-Campinas sobre as oficinas foto: Puc-Campinas
Cartaz de divulgação das oficinas foto Puc-Campinas

As oficinas são gratuitas, e por mais que o público alvo seja estudantes, qualquer pessoa pode participar, para isso é preciso fazer a inscrição no site: http://goo.gl/gjO9C7.

As vagas são limitas,  e depois de concluírem a oficina , os alunos recebem um certificado de participação.

Editado por Caren Godoy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s