Em apenas dez dias, Parque Dom Bosco já apresenta problemas

Por Alan Duenha

DSC_0189
Escultura de Dom Bosco na entrada do parque que leva seu nome – Créditos: Alan Duenha

Inaugurado no dia 23 de agosto no bairro Vida Nova, o Parque Dom Bosco já demonstra problemas de infraestrutura e alguns sinais de que talvez não será um presente da prefeitura bem aproveitado pelos moradores. Durante a visita da equipe do Digitais no último domingo ao mais novo espaço de lazer a céu aberto de Campinas, foram observadas diversas cenas de má conduta, tal como algumas atrações que não fazem jus a toda propaganda promovida.

Logo na entrada, como cartão de boas-vindas, está a escultura de Dom Bosco, que deu nome ao parque pois neste ano é celebrado o seu bicentenário. O ambiente é predominante verde, porém com as árvores ainda recém-plantadas, não há muito abrigo para se proteger do sol. E para quem esperava por contemplar os oito lagos onde supostamente correriam águas de nascentes, apenas dois de fato fazem valer o passeio. O restante eram crateras praticamente secas.

DSC_0202
Córrego seco decepciona visitantes – Créditos: Alan Duenha

Por todos os cantos haviam placas de orientação para que a grama não fosse pisada, no entanto inúmeras pessoas estavam de pé nessas áreas. Nos dois espaços destinados à prática de ginástica pelos idosos, apenas adolescentes ou adultos utilizavam os aparelhos. O campo de futebol de areia, por sua vez, estava inundado. Cinco crianças se divertiam, deitando e rolando na lama. Uma jovem que estava de passagem naquele momento comentou com as amigas: “Desde quinta que está desse jeito, que absurdo!”. A mesma não aceitou conceder entrevista.

DSC_0196
Lamaçal vira diversão para crianças do Vida Nova – Créditos: Alan Duenha

O que mais impressionou, no entanto, foi a presença de três grupos fumando maconha deliberadamente, sendo dois no parque e um na calçada, do lado de fora. Nos arredores do local, outro motivo de preocupação: diversos motociclistas passavam em alta velocidade com apenas uma das rodas no chão, oferecendo perigo aos pedestres que atravessavam as ruas de acesso.

Não havia nenhuma vigilância, a não ser a de um único rapaz sentado próximo aos sanitários, que conversava distraído com um funcionário da limpeza. Questionado sobre a segurança, Artur Vasconcellos Araújo,  diretor de comunicação da prefeitura de Campinas, alegou que em breve um contingente de guardas municipais será alocado no Dom Bosco, além da instalação de um sistema de câmeras para monitoramento.

Antonio Pereira, morador do bairro Ouro Verde, deu sua opinião sobre o parque que contempla a sua região: “Acho que deveriam ter feito em um bairro ainda mais distante para que outras regiões usufruíssem. Meu receio é que o local vire ponto de drogas. Minha filha, por exemplo, prefere ir pedalar de bicicleta no Taquaral, que é mais longe”.

DSC_0203
Jovens e adultos utilizam aparelhos de ginástica destinado a idosos – Créditos: Alan Duenha

Nota: Tentamos entrar em contato com a Obra Social São João Bosco (OSSJB) para conseguir um parecer oficial sobre a visão da população a respeito do parque, mas não obtivemos resposta até o fechamento do noticiário.

Editado por Izabela Eid

1 comentário

  1. Eu moro em um bairro próximo ao bosque, e só quem vive lá ou mora perto da região sabe como era esse lugar antes. Horrível, cheio de lixo. Nessas condições, foi um espaço bem aproveitado. Porém cabe também a comunidade cuidar e zelar pelo espaço. É claro que a quadra de areia vai estar com lama, por causa da chuva, normal. Considerando que o lugar só tinha mato e nenhuma árvore, também é normal que as árvores estejam pequenas. Venho acompanhando as obras desde o início, e apensar de toda propaganda, as obras por lá ainda não acabaram. No último final de semana teve alguns problemas com usuários de drogas no local. Pelo menos desde o final de semana, a GM está fazendo patrulhamento. Vamos esperar que continuem assim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s