Torneio de pipas resgata antiga brincadeira popular em Valinhos

Por: Izabela Reame

VAL_torneio de pipas_Créd Izabela Reame (80)
A competição de maior pipa é a que mais chama atenção do público                                 Foto: Izabela Reame

O Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini de Valinhos recebeu no último domingo, 30/08/ 2015,  mais uma edição do tradicional Torneio de Pipas da cidade, que acontece anualmente há mais de 15 anos. O evento reúne pessoas de todas as idades, e além da competição, também oferece uma oficina que ensina o público a fazer a sua própria pipa, e entrar na brincadeira.

Segundo o organizador do evento, Sérgio Rossi Montauriol, o objetivo é resgatar a cultura popular: “Realizamos todos os anos no mês de agosto o torneio, pois é o mês do folclore, com isso trazemos de volta uma antiga brincadeira”, afirmou. Ainda segundo Sérgio, o público que frequenta o torneio tem idades que variam entre 5 e 60 anos : “É um evento familiar, vemos pessoas bem pequenas interessadas nas pipas, até os mais velhos que relembram os tempos de crianças.”, concluiu.

Nesta edição, segundo a prefeitura de VALINHOS que organiza o torneio por meio da secretaria de cultura, o número de mais 120 inscritos ultrapassou o do ano passado.

Competição

VAL_torneio de pipas_Créd Izabela Reame (95)
 Categoria: caixa vazada    – Foto: Izabela Reame

Nesse ano foram 6 categorias disputadas: maior pipa, caixa vazada, criativa, colorida, original e menor pipa. Entre as regras para vencer o  torneio é necessário que a pipa do participante permaneça no ar por pelo menos um minuto, sendo que o tempo de duração de cada categoria é de 15 minutos. Além de ser proíbo o uso de linhas com cerol ou outro tipo de cortante.

Para o público , a grande atração ficou por conta da competição com as grandes pipas, que devido a falta de vento no dia , não permaneciam por muito tempo no ar, mesmo assim, o pouco tempo que voavam era o suficiente para que as câmeras de vários celulares da plateia fossem ligadas para registrarem o momento.

Confira a galeria de fotos:

Fotos: Izabela Reame

Editado por : Caren Godoy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s