Aumenta para 82 as parcerias entre universidades estrangeiras e a PUC-Campinas

Por Amanda Pattaro

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) oferece opções de bolsas de estudos e cursos para os estudantes no exterior, mas para isso o aluno deve seguir alguns requisitos básicos para concorrer às vagas. Desde 2010, ano em que começaram as parcerias, até este ano, a procura subiu, com o interesse cada vez maior dos alunos em programas de estudo e a vontade de conhecer outro país e vivenciar uma nova cultura unindo estudo com diversão.

Para Thaíssa dos Santos Marques, assistente de relações internacionais do Departamento de Relações Externas da PUC-Campinas (DRE), “o intercâmbio é uma vivência única para o aluno porque ele tem a oportunidade de autodesenvolvimento e autoconhecimento”. Ela comenta que morar longe dos pais, dos amigos e da família faz com que o estudante crie maturidade muito mais rápido. Além disso, o aluno terá mais responsabilidades e contato com intercambistas de várias nacionalidades sem contar que “fluência com outros idiomas, entre outras coisas, são chances que só no intercâmbio é possível unir todas as experiências em uma só”, diz.

Você que é aluno da PUC-Campinas, confira os pré-requisitos básicos para conseguir realizar um intercâmbio:

Untitled Infographic
Reprodução: Amanda Pattaro

A procura para o programa de intercâmbio na PUC só cresceu, e quando aumenta a procura, o número de parceria aumenta também. Quando abriram as oportunidades, em 2011, a universidade contava 20 parceiros no exterior. Neste ano já são 82 e “a gente já está em tramitação com mais outras 20 parcerias”, comenta Thaíssa.

Untitled Infographic (1)
Reprodução: Amanda Pattaro

Veja AQUI as opções de intercâmbio pela PUC-Campinas! Lembrando que estão abertos os editais para estudar inglês no Canadá, na University of Victoria. Alunos, funcionários e docentes podem concorrer a um desconto de 30% em cursos que variam de 4 à 12 semanas. Veja como se inscrever!

20150825_170009
Departamento de Relações Externas (DRE), da PUC-Campinas. Foto: Amanda Pattaro

E para quem ainda não de encaixou em nenhumas dessas oportunidades, fora das parcerias oferecidas pela PUC, há inúmeras possibilidades de realizar um intercâmbio, veja algumas:

Dinamarca

Há financiamento para cursos de graduação e de pós aos interessados em formação acadêmica no país. Os estudantes internacionais precisam apresentar exames de proficiência em inglês e terão intensivos para aprender dinamarquês se as aulas forem dadas nesse idioma. Confira mais informações no site Study in Denmark.

Nova Zelândia

O governo neozelandês oferece bolsas de estudo para estudantes de pós-graduação em cursos de tempo integral. O Brasil é um dos países beneficiados. Mais informações na página do programa.

EUA

Fullbright Brasil oferece bolsas de estudo para as Community Colleges nos EUA (cursos técnicos de nível superior) e para cursos de pós-graduação, para doutorados-sanduíche e doutorados em ciência, tecnologia, engenharia, além de roteiristas de produção cinematográfica, entre outros. Há ainda programas para professores e pesquisadores.

O site Scholarship Experts, em inglês, analisa os dados pessoais e acadêmicos do usuário e indica quais bolsas internacionais se enquadram no perfil dele e que estão com inscrições abertas. São destinadas a cursos do ensino médio, graduação e pós-graduação em instituições norte-americanas.

Lembrando que para muitos cursos é necessário apresentar o Test of English as a Foreign Language (TOEFL), o exame que comprova proficiência na língua inglesa. Veja AQUI os requisitos para o teste.

Editador por Carolina Neves

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s