Jornalista Caco Barcellos ministra palestra gratuita em Campinas

Metrocamp
Palestrante Caco Barcellos no teatro Brasil Kirin (Foto: Metrocamp )

Por Caroline Magalhães

Na noite de ontem, Terça-feira (25/08/2015), a faculdade Metrocamp, em parceria com o teatro Brasil Kirin, localizado no shopping Iguatemi Campinas, realizou a palestra “Profissão Empreendedora”, ministrada pelo renomado Jornalista Caco Barcellos.

Na palestra, o jornalista contou relatos sobre sua vida, experiências morais, e relatos sobre seus mais de 40 anos de carreira no Jornalismo, fatos esses que proporcionaram o amor pela carreira e a determinação para lidar com várias situações em que Barcellos se encontrou em estreitos, e como o mesmo usou de criatividade e atitudes empreendedoras para resolver situações do jornalismo de rua em que ele ainda atua, fatos que o destacaram no trabalho e o transformaram no renomado profissional que é hoje.

Caco ainda contou sobre experiências da sua vida que o fizeram crescer e se tornar a pessoa que é hoje, e diz que as influências e exemplos que seus pais e seu avô deixaram pra ele foram o ponto fundamental da construção do profissional que é hoje, e o que o incentiva a continuar a busca pela verdade e o exercício da profissão.

Segundo o palestrante, a herança mais valiosa que recebeu de seu pai foi a frase “Vergonha na cara, homem de valor tem que ter vergonha na cara” para ele, essa lição foi a mais importante na sua construção como repórter.

Caco Barcellos
Caco Barcellos conta sobre suas experiências no jornalismo de rua. Foto: Caroline Magalhães

Para a aluna de graduação de jornalismo da Puc-Campinas, Gabriela Pasquoto, a palestra foi um momento importante de reflexão sobre como o jornalismo, e a profissão no Brasil, passou por várias mudanças em pouco mais de quarenta anos. Sobre o palestrante, Gabriela afirmou que o tom irônico da fala e a continuidade que Barcellos dava na palestra, falando de vários assuntos diferentes como jornalismo, politica, economia e contando relatos da sua vida pessoal, sem perder a linha de raciocínio, fez com que a palestra fosse dinâmica e compreensível, se tornando agradável e de fácil compreensão, se tratando de um assunto com um nome tão assustador, “Profissão Empreendedora”.

A palestra contou com a presença da imprensa, entre jornalistas da EPTV, Band e CBN, além de alunos da Pós-graduação da Metrocamp e mais de 200 estudantes de graduação de faculdades de Campinas e região. Em sua maioria estudantes dos cursos de comunicação, além de estudantes de Economia, Engenharia, Ciências Sociais e alguns outros cursos.

No total, segundo a Metrocamp, quase 500 pessoas compareceram a palestra.

Metrocamp 2
Universitários e imprensa comparecem a palestra. (Foto: Metrocamp)

Editado por Carolina Neves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s