Cinebarão é nova opção para quem procura cinema alternativo em Campinas

Foto: Giovane Caruso
Manuel Rosa Bueno, um dos idealizadores do coletivo, após reunião no restaurante Raízes Zen. Foto: Giovane Caruso

Por Giovane Caruso

O coletivo CineBarão é a nova opção para quem procura filmes alternativos ou culturais. Com uma proposta de ser democrático e gratuito, o novo cinema do distrito de Barão Geraldo funciona no fundo do restaurante Raízes Zen aos finais de semana, sempre com um especialista após as sessões e um debate.

Descrito como uma associação de cinéfilos interessados em filmes de arte e culturais, que geralmente não estão no circuito comercial, a proposta do cinema é que tenha as decisões da programação de maneira democrática. Segundo o arquiteto Manuel Rosa Bueno, um dos organizadores do coletivo, a ideia é que funcione “De uma maneira democrática, o público decidindo sobre a programação e investimentos”. Até o nome do cinema foi decidido em uma enquete no grupo do Facebook.

As decisões são feitas em reuniões que são abertas e realizadas no próprio restaurante Raízes Zen. Mas a ideia não é ficar por lá, ainda segundo Manuel, “Nossa intenção é ter uma sala que possa oferecer mais conforto”. Todas as exibições são de graça e a ideia, segundo Manuel, é de que continue assim, todo investimento é de colaborações. “A gente vai tentar com que esse coletivo não tenha um fim comercial, se fosse assim exibiríamos filmes que tenham esse apelo”.

O coletivo exibe neste sábado, dia 28 de agosto, o filme “Paris, eu te amo” no restaurante Raízes Zen às 19:00h. O filme, uma coletânea de curtas de diferentes diretores sobre a cidade de Paris, é um “entre ciclos” na programação do cinema, que começa em setembro um ciclo de cinema argentino.

Editado por Carolina Neves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s