
Por Giovane Caruso
O coletivo CineBarão é a nova opção para quem procura filmes alternativos ou culturais. Com uma proposta de ser democrático e gratuito, o novo cinema do distrito de Barão Geraldo funciona no fundo do restaurante Raízes Zen aos finais de semana, sempre com um especialista após as sessões e um debate.
Descrito como uma associação de cinéfilos interessados em filmes de arte e culturais, que geralmente não estão no circuito comercial, a proposta do cinema é que tenha as decisões da programação de maneira democrática. Segundo o arquiteto Manuel Rosa Bueno, um dos organizadores do coletivo, a ideia é que funcione “De uma maneira democrática, o público decidindo sobre a programação e investimentos”. Até o nome do cinema foi decidido em uma enquete no grupo do Facebook.
As decisões são feitas em reuniões que são abertas e realizadas no próprio restaurante Raízes Zen. Mas a ideia não é ficar por lá, ainda segundo Manuel, “Nossa intenção é ter uma sala que possa oferecer mais conforto”. Todas as exibições são de graça e a ideia, segundo Manuel, é de que continue assim, todo investimento é de colaborações. “A gente vai tentar com que esse coletivo não tenha um fim comercial, se fosse assim exibiríamos filmes que tenham esse apelo”.
O coletivo exibe neste sábado, dia 28 de agosto, o filme “Paris, eu te amo” no restaurante Raízes Zen às 19:00h. O filme, uma coletânea de curtas de diferentes diretores sobre a cidade de Paris, é um “entre ciclos” na programação do cinema, que começa em setembro um ciclo de cinema argentino.
Editado por Carolina Neves