Exposição sobre cor e luz é atração na Unicamp

Cartaz de divulgação da exposição, Foto: Mateus Badra

Por Mateus Badra

O Museu Exploratório de Ciências da Unicamp está em cartaz, desde o de 15/08/15, com a exposição “Cor da Luz: o código das cores”. O evento, que apresenta uma série de atividades interativas e lúdicas, tem como objetivo mostrar aos visitantes qual a essência da luz e a percepção da cor no nosso cérebro.

Cor

Realizada em comemoração ao ano internacional da luz, a exposição é divida em dois ambientes: COR e LUZ. No primeiro, o publico poderá se divertir com jogos de ilusão de ótica, entender o funcionamento do olho, as doenças relacionadas à cor como, por exemplo, o daltonismo, e testar a capacidade de distinguir as colorações. Para Mateus Madeira, um dos mediadores do evento, “A intenção é mostrar como que funciona a cor, como o nosso cérebro percebe ela e gera ilusão.”

Luz

No segundo ambiente, os visitantes através de experimentos vão conhecer um pouco mais sobre o papel da onda eletromagnética. “Aqui mostramos como você pode usar um infravermelho para enxergar a noite, o que são raios ultravioleta, entender os efeitos fluorescentes e fosforescentes, além de outros. A ideia é mostrar as várias formas da luz. Elas não são todas iguais, parecem, mas não são”, disse Alex Jacomette, também mediador.

Opinião do público

A agente fiscal, Maria Nazaré, comentou que foi a segunda vez que veio a mostra e destacou esses jogos lúdicos que as imagens causam. “Você consegue ter contato com o que é a sua visão, e isso é muito interessante”. No espaço da luz, ela ressaltou um experimento em que o gelo faz a polarização das cores. “Podemos observar o gelo. Você acha que é todo azul, mas na verdade não é. Ele é todo colorido, muito bonito”.  Já para Thaís Helena, estudante de arquitetura que mora no Rio Grande do Sul, era inevitável não ir a exposição na sua semana de férias em Campinas. “ Minha mãe já havia passado na mostra antes e me recomendou para visitar” . Ela também disse o quanto gostou e aprendeu com as atividades interativas do evento. “Há experimentos bem estimulantes que tornam as coisas mais fáceis de compreender. É bastante didático e para todas as idades”, concluiu.

Serviço

Cor da Luz: o código das cores” fica em cartaz até dezembro de 2015. O evento é gratuito e aberto ao público. A visitação pode ser feita de Terça-feira a Sexta-feira, das 9h às 17h, e aos Sábados e Domingos, das 10h às 18h.

Endreço: Av. Alan Turing, 1500 – Barão Geraldo, dentro da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

Mais informações no site Cor da Luz ou pelo site do Museu.

Outros eventos que acontecem na universidade podem também ser vistos pelo portal: Guia Cultural da Unicamp.

Galeria de fotos:

Editado por Carolina Neves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s