Alunos do SESI de Jundiaí vencem concurso nacional

Por Tácila Faria

Nove estudantes do terceiro ano do ensino médio do Serviço Social da Indústria (SESI) de Jundiaí (SP) venceram o concurso nacional “Desafio Escolar Transforma”, que escolheu o novo jingle oficial da torcida brasileira nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Os estudantes concorreram com mais de 200 escolas de todo o Brasil e como prêmio terão a música criada por eles cantada por toda a torcida e ainda poderão gravá-la com ídolos do esporte nacional.

Em apenas três dias os jovens criaram uma paródia em cima da canção “Abra a Felicidade” da banda NX Zero e gravaram um videoclipe de um minuto. Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Karina Mazzei, o edital do concurso foi passado para todos os alunos, mas esse grupo, em especial, dedicou-se para desenvolver o projeto. “Eles se encantaram com o tema do concurso e depois disso foi tudo muito rápido”, diz. “Em três dias eles conseguiram gravar o vídeo, editar e no último minuto postar na internet. Um trabalho de muita dedicação”, completa.

Os cenários utilizados na gravação foram a própria sala de aula, sala de edição e o Parque da Cidade, atração turística de Jundiaí-SP. “Tivemos a preocupação de mostrar um ponto especial da cidade, apreciado por todo mundo que passa por aqui, e o Parque da Cidade, sem dúvidas, foi a nossa melhor escolha”, explica a professora Sandra Dantas.

O trabalho

Para Thaís Rossi Caetano, uma das alunas do grupo, a escolha da música foi simples. “Escolhemos uma música que representasse toda a torcida brasileira, uma música com ritmo fácil. Uma música chiclete, que grudasse bem na cabeça da população, que todo mundo já acordasse cantando”, conclui.

Segundo Eric Reis, integrante do grupo, a parte mais trabalhosa foi a elaboração do vídeo. “O mais difícil foi arrumar os estúdios para a gente gravar o áudio do vídeo. Tivemos que ir atrás de câmeras, alguém para gravar e arrumar os materiais que foram utilizados”, explica.

A professora Sandra Dantas, que também colaborou com todo o projeto, conta que o tempo foi o que causou maior preocupação. “Só tivemos praticamente dois dias para realizar o trabalho todo, desde a leitura do edital até a edição do vídeo”, conclui.

O Concurso

O “Desafio Escolar Transforma” foi criado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, destinado para escolas de Ensino Fundamental ou Médio de todo o país. Entre as normas do edital, os alunos poderiam criar uma nova música ou fazer uma paródia de uma música já existente.

O comitê utilizou como critério de avaliação: criatividade, produção do videoclipe, qualidade do áudio, potencial de viralização e adesão ao tema (Jogos Olímpicos e Paralímpicos).

Após o encerramento das inscrições, uma banca examinadora do RIO 2016 classificou os cinco melhores vídeos inscritos e os colocou a voto popular, sendo o vídeo com o maior número de votos, campeão do concurso.

Veja a entrevista com os alunos do SESI e acompanhe com a letra da música criada por eles:

Confira a letra da música:

Ô ô, a hora chegou.

Vocês estão sentindo?

O jogo iniciou.

Para começar, coragem não pode faltar.

Então vamos juntos nessa.

Vem curtir comigo, Olimpíadas, vem.

Paralimpíadas vem também.

Unindo o mundo num todo.

Vem curtir comigo, Olimpíadas, vem.

Paralimpíadas vem também.

Basta você ir pro mundo.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Editado por Débora Lopes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s