Por Izabela Reame
Raque,l em entrevista ao Digitais, contou um pouco da experiência emocionante que teve em Toronto: “Foi sem dúvidas umas das conquistas mais importantes da minha vida. Ganhar um ouro, e subir no pódio ouvindo o hino nacional brasileiro foi um sonho realizado”, afirmou a atleta que não se cansa de vencer os próprios limites. No Parapan anterior, que aconteceu em Guadalajara no México em 2011, Raquel já havia ganhado uma medalha de prata. Além de colecionar títulos e recordes nacionais, também em competições para atletas sem deficiência. A nadadora tem uma limitação visual, que é considerada baixa visão.
A natação faz parte da vida de Raquel desde criança, porém, a sua carreira no esporte começou em 2008, quando começou a treinar e participar de competições, e consequentemente se destacar. Hoje, com 32 anos, além de estar vivendo o auge da sua trajetória nas piscinas, Raquel é um exemplo de como o esporte pode proporcionar independência e superação. Além da passagem com sucesso pelo Canadá, em julho a nadadora estava com a seleção brasileira no mundial em Glasgow, na Escócia, onde ficou em 5° lugar no 100 metros costas, batendo o recorde brasileiro paraolímpico. “Por 1 segundo não ganho uma medalha no mundial. Fiquei apenas com essa diferença de tempo para a terceira colocada”, contou Raquel sobre a competição.
Em relação a Paraolimpíada, a atleta afirmou que para participar precisa atingir os índices de comitê olímpico, e o brasileiro é alto. Porém, com o bom resultado que teve no mundial, a certeza é grande de que estará representando o Brasil nas piscinas do Rio de Janeiro no próximo ano.

Recepção e Homenagem
Raquel foi recebida em sua cidade, Vinhedo, com uma grande festa. Nesta sexta-feira (21), a atleta percorreu pontos importantes do município no carro de bombeiros, exibindo as medalhas, e recebendo homenagens dos moradores.
Brasil no Parapan-Americano
O Brasil foi pela terceira edição seguida o campeão no quadro de medalhas do Parapan-Americano, Rio 2007; Guadalajara 2011 e Toronto 2015. A natação paraolímpica, sempre é destaque, ganhando grande quantidade de pódios.