Estudantes visitam “Mostra de Profissões” da PUC-Campinas

Por Amanda Pattaro

Alunos e professores da PUC-Campinas ficaram empenhados na tarde desta quinta-feira (20) para a mostra de profissões da universidade. No primeiro dia do evento, estudantes do ensino médio de diversas escolas de Campinas e região foram em grupos para conhecer e tirar dúvidas sobre cursos de graduação.

Marianna Lima, estudante do 2º ano do ensino médio, diz que “na fase da adolescência, além da decisão da faculdade, precisamos decidir muitas coisas, então qualquer tipo de direcionamento é válido. Essa é uma oportunidade de conhecer e ter a certeza de qual curso escolher”. Elas e as amigas Ana Beatriz e Gabriely Bernardi são de uma escola em Itatiba e relatam que ficaram muito entusiasmadas com a oportunidade de ir com a escola conhecer a mostra.

As irmãs Júlia e Tainá Mael foram juntas e ainda não sabem o que vão cursar, mas aproveitaram a oportunidade de mente aberta para receber todas as informações dos cursos e tomarem a decisão. “É muito difícil escolher o que fazer, mas ouvir depoimentos de pessoas que já estão passando por isso é importante na hora da nossa escolha”, diz Júlia.

20150820_162144
Irmãs Júlia e Tainá Mael. Foto: Amanda Pattaro
20150820_162859
Amigas Marianna Lima, Ana Beatriz e Gabriely Bernardi. Foto: Amanda Pattaro

Essa é a 4ª edição do evento e como conta o pró-reitor de graduação, Orandi Mina Falsarella, a expectativa é receber 10 mil visitantes. “A maioria está com dificuldade de decidir qual profissão seguir, então a mostra é uma oportunidade de fazer uma escolha acertiva diante de tantas opções”, diz Falsarella.

Os estandes estão inovando a cada ano e trazendo mais experimentos e equipamentos, assim como o de Sistema de Informação trouxe uma tela interativa na qual todos podiam participar. O diretor do CEATEC, Ricardo Luís de Freitas, afirma que “é uma oportunidade única ter todos os cursos reunidos no mesmo espaço pois isso oferece uma visibilidade para os alunos que desejam escolher a profissão”, diz. “Entender cada curso é poder entender a atuação do profissional e a habilidade que o aluno deverá ter”, completa.

Aqueles que já são estudantes da PUC-Campinas estão contentes em poder passar para outras pessoas um pouco mais sobre o curso em questão, assim como afirma Júlio Roque, aluno de administração e auxiliar no stand: “é legal e uma oportunidade única falar sobre o seu curso para as pessoas porque podemos passar para elas o que estamos vivendo”. Já para Raphael Ghiraldini, aluno de engenharia civil, dar informação de como funciona a universidade e o mundo profissional é importante para que os visitantes possam comparar e tirar conclusões mais exatas sobre a decisão que vão fazer no 3º ano do ensino médio e que se sentiu no dever social de fazer parte do evento.

20150820_161057
Estudantes do 2º semestre de Administração reunidos no stand do curso. Foto: Amanda Pattaro

Além dos 51 estandes espalhados pela mostra, a PUC-Campinas ainda ofereceu palestras e entrevistas. Quem quisesse, podia fazer a inscrição para o vestibular 2016 no próprio local. De acordo com Maria Luísa, coordenadora de ingresso discente, o objetivo do evento é dar informações corretas sobre cada curso, ajudando o jovem aluno que ainda está no período de decisão. “É uma transição para a vida adulta”, diz.

20150820_153957
Maria Luísa, coordenadora de ingresso discente. Foto: Amanda Pattaro
20150820_153259
Orandi Mina Falsarella, pró-reitor de graduação. Foto: Amanda Pattaro

A mostra encontra-se no estacionamento do Shopping Iguatemi Campinas até o dia 22 de agosto, das 14h às 22h. A entrada é gratuita.

20150820_174814
Alunos de Engenharia Química. Foto: Amanda Pattaro

Editado por Débora Lopes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s