
O Museu Universitário da PUC-Campinas, localizado no Campus Central, em Campinas, está promovendo uma campanha de doação de documentos, peças e fotografias que representem a história e a memória da universidade. O objetivo da ação é contar a história da universidade por meio de exposições em todos os seus campi.
Segundo Mayla Demandoro, produtora de eventos e responsável pela captação de recursos do museu, o acervo conta com cerca de 15 mil itens, entre peças museológicas e documentos históricos, livros e outras categorias que estarão expostos em todos os campi de Campinas no próximo ano. Além da comemoração, outro objetivo é mostrar à comunidade universitária o passado dos cursos vigentes da instituição. “Estudantes da área da saúde por exemplo, vão poder conhecer equipamentos antigos da profissão, como itens cirúrgicos e documentos dos procedimentos da época” relata Mayla Demandoro.
A história dos cursos, principalmente composta da pesquisa com antigos alunos e docentes através de exibições multimídias e possíveis doações. Conta-se também com a possibilidade de restauro e higienização da coleção de antigas peças do curso de odontologia pertencentes ao museu.
A historia institucional com o histórico dos fundadores, reitores e gestões antigas em paralelo aos estandartes, pinturas, quadros, moveis e documentos da universidade e a influencia na educação acadêmica na região.

A história do museu, através de peças relevantes das coleções que relembrem a trajetória de um grande contribuinte do museu, o Prof. Desidério Aytai. Falecido em 24 de junho de 1998, aos 93 anos, Prof. Desidério Aytai foi convidado pela PUC- Campinas em 1963 para ocupar a cadeira de Antropologia nos três primeiros anos no curso de Ciências Sociais. Apos sua aposentadoria, Prof. Desidério Aytai fundou a faculdade de engenharia da universidade campineira, sendo seu primeiro diretor e posteriormente passou a se dedicar à pesquisa, tendo organizado expedições aos índios Xavante, Bororo, Paressi, Guarani, Karajá, Halótessu da Serra Azul, Sararê, Galera,Mamaindê, produzindo filmagens e pesquisas de interesse científico que foram o ponto de partida do museu universitário.
ServiçoMuseu Universitário PUC-Campinas
Local: Campus Central. Rua Marechal Deodoro, 1099, Centro – Campinas
Os interessados em contribuir com o Museu podem entrar em contato pelo e-mail museu@puc-campinas.edu.br ou pelos telefones (19) 3735-5855/ (19) 3735-5891/ (19) 3735-5898