Museu da PUC-Campinas realiza campanha de arrecadação de objetos históricos

Réplicas de prédios históricos de Campinas. Foto: Tiberg Lima
Por Tiberg Lima

O Museu Universitário da PUC-Campinas, localizado no Campus Central, em Campinas, está promovendo uma campanha de doação de documentos, peças e fotografias que representem a história e a memória da universidade. O objetivo da ação é contar a história da universidade por meio de exposições em todos os seus campi.

Segundo Mayla Demandoro, produtora de eventos e responsável pela captação de recursos do museu, o acervo conta com cerca de 15 mil itens, entre peças museológicas e documentos históricos, livros e outras categorias que estarão expostos em todos os campi de Campinas no próximo ano. Além da comemoração, outro objetivo é mostrar à comunidade universitária o passado dos cursos vigentes da instituição. “Estudantes da área da saúde por exemplo, vão poder conhecer equipamentos antigos da profissão, como itens cirúrgicos e documentos dos procedimentos da época” relata Mayla Demandoro.

20150814_142223_HDR[1]
Fotos da pontos históricos e representativos de Campinas.Foto: Tiberg Lima
Hoje o Museu Universitário conta com uma pequena mostra de aquarelas, fotos, documentos e replicas de prédios novos e antigos, além de peças que representam a cultura indígena. Atualmente, o espaço aguarda a transferência do curso de direito, localizado no Campus Central, para Campus 1 da universidade. Após a transferência, o antigo prédio de direito vai passar por reformas que incluem a expansão do Museu. “É difícil falar em data, a transferência do curso de direito deveria ter acontecido ano passado. Mas sabemos que após o processo, o objetivo é expandir o museu e transformar o prédio em um centro cultural” conclui Mayla Demandoro.Segundo o estudante de jornalismo, Rodrigo Ribeiro Marinho, apesar do fator histórico e nostálgico que marca o prédio de direito, é importante migrar para uma nova estrutura e reformar a antiga. ” É um símbolo que sera mantido e, ao mesmo tempo, um novo passo na história da instituição” diz Rodrigo.
Não foram registradas doações para o acervo depois do início da campanha, segundo Mayla, o Museu está aberto a contatos da comunidade.A exposição prevista para 2016 vai acontecer simultaneamente nos três campi. Cada exposição contemplara objetos dos cursos pertencentes ao Campus em questão. O Modelo adotado segundo o museu visa abordar:

A história dos cursos, principalmente composta da pesquisa com antigos alunos e docentes através de exibições multimídias e possíveis doações. Conta-se também com a possibilidade de restauro e higienização da coleção de antigas peças do curso de odontologia pertencentes ao museu.

A historia institucional com o histórico dos fundadores, reitores e gestões antigas em paralelo aos estandartes, pinturas, quadros, moveis e documentos da universidade e a influencia na educação acadêmica na região.

Réplicas em escala menor de estruturas indígenas
Réplicas em escala menor de estruturas indígenas. Foto: Tiberg Lima

A história do museu, através de peças relevantes das coleções que relembrem a trajetória de um grande contribuinte do museu, o Prof. Desidério Aytai. Falecido em 24 de junho de 1998, aos 93 anos, Prof. Desidério Aytai foi convidado pela PUC- Campinas em 1963 para ocupar a cadeira de Antropologia nos três primeiros anos no curso de Ciências Sociais. Apos sua aposentadoria, Prof. Desidério Aytai fundou a faculdade de engenharia da universidade campineira, sendo seu primeiro diretor e posteriormente passou a se dedicar à pesquisa, tendo organizado expedições aos índios Xavante, Bororo, Paressi, Guarani, Karajá, Halótessu da Serra Azul, Sararê, Galera,Mamaindê, produzindo filmagens e pesquisas de interesse científico que foram o ponto de partida do museu universitário.

Serviço
Museu Universitário PUC-Campinas
Local: Campus Central. Rua Marechal Deodoro, 1099, Centro – Campinas
Os interessados em contribuir com o Museu podem entrar em contato pelo e-mail museu@puc-campinas.edu.br ou pelos telefones (19) 3735-5855/ (19) 3735-5891/ (19) 3735-5898
Editado por Débora Lopes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s