Projeto de acessibilidade recebe mais de 300 visitas por dia em Campinas

Por Débora Lopes

Desde o começo de agosto, o projeto Experimentando Diferenças tem o Shopping Parque D. Pedro como endereço. O grupo, que tem como objetivo estimular a prática de esportes adaptados, montou uma arena em meio à praça de alimentação do shopping. Com isso, o projeto já soma a média de 300 visitantes por dia – ou 3,5 mil em 12 dias de atividades.

O espaço de 130m² é suficiente para que os participantes pratiquem basquete, futebol e simulação de corrida – tudo isso utilizando uma cadeira de rodas ou uma venda nos olhos. A primeira atividade desenvolvida é a corrida: todos precisam dar uma volta na arena sentados na cadeira de rodas. A segunda etapa fica por conta dos arremessos livres de basquete – só vale, se ficar sentado. Em seguida vem a competição de bocha. Para finalizar, os participantes devem vendar os olhos para jogar futebol com a bola sonora.

Jogo de basquete adaptado. Foto: Débora Lopes
Jogo de basquete adaptado. Foto: Débora Lopes

Para Rogério Pascotti, um dos visitantes, a iniciativa é um meio de entender um pouco de como funciona a vida de um deficiente. “É muito difícil. Nós não temos noção de como é viver com essas limitações”, diz.

O Projeto

De acordo com Cássio Fernando, coordenador do Experimentando Diferenças, a ideia de criar a atividade nasceu durante as Paraolimpíadas de 2012. “O Fernando Rigo, idealizador do projeto, notou o esforço feito pelos atletas”, diz. “Apesar de tudo, são pessoas muito felizes e capazes de fazer coisas incríveis. Nós queríamos mostrar isso”, completa.

Determinar o local ideal para atingir maior público e alcançar seus objetivos não foi difícil para eles. Cássio explica que os shoppings centers são apropriados para essas atividades, uma vez que atraem pessoas de todas as faixas etárias. “Já estivemos em shoppings de várias regiões do país e nosso recorde foi em Salvador, com 800 visitas em um único dia”, conta.

A arena de 130m² vista de cima. Foto por: Débora Lopes
A arena de 130m² vista de cima. Foto por: Débora Lopes

Já para conseguir os equipamentos necessários, os responsáveis pelo projeto precisaram de ajuda. Hoje, toda a infraestrutura do Experimentando Diferenças vem da patrocinadora oficial, Caixa Loterias.

Planos para o futuro

Apesar de o público atingido em Campinas não ser o maior, ainda está entre os primeiros da lista, segundo Cássio. Com o resultado positivo, o coordenador conta que existem planos de voltar para a cidade, mas avisa que isso pode demorar um pouco. “No começo, nós procurávamos os shoppings. Agora, eles nos procuram”, diz. “Temos uma lista com mais de 20 locais que se candidataram a receber o Experimentando Diferenças”, completa.

O Experimentando Diferenças fica instalado no Parque D. Pedro Shopping até amanhã, dia 16/08. Os interessados em participar têm até as 22h00, horário de fechamento do shopping, para fazer os exercícios.

Editado por Carolina Neves

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s