Exposição no Parque D.Pedro alerta para a questão da sustentabilidade

Por Ricardo Magatti

Sustentabilidade. Esse foi o tema escolhido pela exposição “Uma Casa Mil Olhares”, que ainda pode ser visitada no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, na Entrada das Pedras, até amanha, dia 15. Abordando os hábitos de consumo de produtos, de água e de energia elétrica pela classe média nas últimas décadas, além dos impactos que eles causam na cultura e na vida das pessoas, a casa itinerante tem como objetivo principal alertar para a importância de uma sociedade sustentável.

A exposição, que faz parte das comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece no dia 5 de junho, instituído em 1972, em Estocolmo, na Suécia, durante a Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre o Meio Ambiente Humano, reconstrói uma casa de classe média de aproximadamente 100 m², com quatro cômodos  e um quintal, ambientados entre as décadas de 1950 até os anos 2000. Quem visitar a casa receberá dicas de como reciclar, racionar água, economizar energia e reaproveitar alimentos.

11125102_889116197828368_959274377_n
A casa itinerante está exposta no Parque D.Pedro Shopping, na ala das pedras

“A exposição é voltada para crianças, mas a proposta principal é alertar todos para se conscientizar em relação à sustentabilidade. Economizando energia, racionando a água, reciclando e reutilizando alimentos, o mundo torna-se um lugar melhor para se viver”, afirma Thaís Cristina, uma das organizadoras do evento.

O primeiro cômodo, que se passa na década de 1950, é uma sala construída para alertar sobre o gasto desenfreado de energia elétrica, mobiliado com os aparelhos eletroeletrônicos da época para decorar o local. Na sequência, o visitante se depara com o quarto, onde as roupas simbolizam o consumismo exagerado. O banheiro faz uma relação entre o uso racional da água e a solidariedade, enquanto o quintal trata do relacionamento das pessoas com a natureza e a reciclagem. Entre eles está a cozinha, onde se vê dados sobre consumo de alimentos e seu reaproveitamento, com a presença de uma geladeira, que mostra a pirâmide da alimentação saudável e balanceada.

11419732_889116227828365_1600522797_n
Reciclagem é um dos temas abordados na exposição

Serviço

Exposição Uma Casa Mil Olhares

Data: de 1º a 15 de junho de 2015

Local: Parque D. Pedro Shopping, Entrada das Pedras – Avenida Guilherme Campos, 500, Jardim Santa Genebra

Horário: das 10h às 22h

Entrada franca

Editado por Alessandra Xavier

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s