Praticar esportes no frio pode causar problemas no coração

Por Giovanni Mari

Um estudo realizado pela USP de Ribeirão Preto indica que praticar atividades físicas nos meses em que fazem mais frio, maio e junho principalmente, aumentam as ocorrências de morte súbita. O período do dia em que elas mais acontecem é das seis da manhã até o meio dia, hora em que muitas pessoas acordam para fazer as suas atividades físicas diárias antes das demais tarefas do dia. Isso acontece pelas baixas temperaturas que fazem o organismo produzir substancias que provocam a contração dos vasos sanguíneos, que pode gerar consequências como o acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.

Independente do clima algumas pessoas não abandonam as práticas esportivas de jeito nenhum. É o caso de João Vitor Augustinho, estudante de 18 anos que vai para a academia e tem uma rotina muito intensa de treinos. Para ele, treinar é uma rotina indispensável mesmo no frio. “Treino musculação todos os dias da semana, sendo quatro dias anaeróbicos e um dia aeróbico que geralmente eu deixo para fazer no domingo” diz João. Para ele apenas um casaco e uma jaqueta no inverno são suficientes para manter o corpo quente. Mesmo com as baixas temperaturas do inverno, ele garante que não vai mudar a sua rotina de treinos.

João treino
João Vitor em mais um treino no frio

Mas para o preparador físico, Giuliano Costa, que participa de competições de judô e atletismo de rua, o preparo de um atleta para se exercitar no frio vai muito além de uma jaqueta e calça. Para ele, existem outros componentes importantes que as pessoas não devem se esquecer. “Treinar é recomendado em todas as estações do ano e no inverno não é diferente. Como em toda as estações, fazer um aquecimento bem feito para evitar lesões é o principal. Além disso, hoje em dia também tem vários equipamentos de exercícios como camisetas e calças térmicas, roupas de borracha para natação que ajudam a manter a temperatura do corpo quente ao longo das práticas esportivas” ressalta Giuliano.  “Na academia, por exemplo é interessante fazer uma esteira, uns 15 minutinhos para deixar e depois umas repetições bem leves antes de realmente iniciar o treino”, completa o preparador físico.

Muitas pessoas gostam do inverno porque transpiram menos e o desgaste é menor. É o caso de João Vitor, que se sente até mais disposto para treinar no frio do que no calor. “Eu só faço um pequeno aquecimento de 10 minutos na bicicleta ou na esteira e já estou pronto para o treino” conta João, que treina desde 2013.

Além dos problemas no coração detectados pela pesquisa, Giuliano destaca lesões de estiramento são muito frequentes em exercícios no inverno. “O músculo está frio e não aquecido, e um movimento brusco com muita força faz com que ocorra a lesão”.

Editado por Mona Carolina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s