Team Penning ganha espaço nos rodeios do Brasil

Por Bárbara Demarchi

Não apenas da montaria em touros vivem os rodeios do país. Além das modalidades conhecidas à cavalo, o Team Penning vem ganhando espaço nos grandes rodeios. Na noite de ontem o esporte foi destaque da 29º Festa do Peão de Americana.

A modalidade, que chegou ao Brasil em 1995, consiste na junção de 9 elementos: 3 cavalos, 3 competidores e 3 três bois. Os atletas, montados nos equinos, devem levar os bovinos até um cercado pequeno. Ganha o trio que conseguir completar a ação em menos tempo.

Junior Arcanjo é competidor e acumulou ao longo de seus anos no Team Penning algumas fivelas importantes, como Americana 2013 e 2014. Ele avalia o crescimento do esporte ao longo dos anos como positivo: “Antes existiam apenas competições pequenas da modalidade e hoje já estamos em uns 3 ou 4 rodeios grandes por ano”, diz.

Uma das diferenças entre a modalidade e outras mais conhecidas no rodeio é a ausência da diferenciação entre os competidores: os trios podem ser formados por pessoas de diferentes idades ou sexos.

Thomas Trevisan tem apenas 8 anos, é de Americana, e faz Team Penning há 1 ano e meio. A vontade de praticar o esporte veio de observar familiares que competem. Ontem, junto de André Nunes e Pedro Trevisan, o pequeno atleta fez o menor tempo na noite; pouco mais 26 segundos.

Thomas Trevisan, à direita, junto de outras crianças praticantes de Team Penning. (Foto: Caio Herrera)
Thomas Trevisan, à esquerda, junto de outras crianças praticantes de Team Penning (Foto: Caio Herrera)
O garoto exibe com orgulho a fivela que ganhou na competição Os Conferados realizada anualmente pelo Haras 3 Amigos, de Americana: “Ganhei essa fivela junto com meus irmãos que também são crianças. No Team Penning idade não vale nada”, afirma.

Junior Archanjo lembra da importância das crianças para a modalidade: “Fico muito feliz em ver os pequenos no esporte. O Team Penning é herança. Passamos de pai para filho e esperamos que eles levem o esporte da família a diante. Já chegamos longe e eles nos farão ir além”, diz.

Hoje será realizada mais uma etapa eliminatória de Team Penning na 29ª Festa do Peão de Americana. A final está marcada para o próximo domingo, dia 07, às 19h.

Editado por Isabella Pastore

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s