Você sabe quanto de açúcar consome por dia? Descubra quais são os riscos desse doce alimento

Um adulto deve ingerir no máximo 50 gramas de açúcar por dia / Foto: Priscila Marques

Por Priscila Marques

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a maioria das pessoas ingere uma quantidade excessiva de açúcar. Por isso, a instituição decidiu lançar uma nova proposta: cada pessoa deveria reduzir o consumo diário de açúcar a menos de 10% do valor energético de todas as refeições.

Na prática, esse número equivale a ingerir no máximo 50 gramas ou dez colheres de chá de açúcar por dia. A conta deve somar todos os açúcares usados por fabricantes de alimentos, cozinheiros e consumidores, tais como glicose, frutose, sacarose e o açúcar de mesa, assim como os açúcares presentes de forma natural em xaropes, mel, sucos e concentrados de frutas.

“Os riscos (do excesso de açúcar) são principalmente o sobrepeso e a obesidade, que trazem morbidades como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, doenças articulares, entre tantas outras”, explica o nutrólogo Hamilton Funes.

O alerta fica para muitos alimentos que podem ter o açúcar oculto, inclusive alimentos salgados, como pães, levam açúcar na receita, além de molhos e refrigerantes, por exemplo: uma colher de sopa de ketchup representa 4 gramas de açúcar oculto, e uma lata de refrigerante pode conter até 40 gramas.

Captura de Tela 2015-06-11 às 13.08.33
Arte: Priscila Marques / Foto: ShutterStock

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s