Orquestra Sinfônica da Unicamp e Coro Contemporâneo fazem concertos em Campinas

Por Gustavo Gianola

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) e o Coro Contemporâneo de Campinas realizaram dois concertos ontem (27) na Igreja Santa Isabel de Barão Geraldo e hoje (28) no Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp. As apresentações fizeram parte do Projeto Performance: Sopros da OSU e Coro Contemporâneo.

DSC09558
A apresentação contou com a presença do maestro convidado José Geraldo. Foto: Gustavo Gianola

Segundo os organizadores do projeto, o repertório trouxe obras de Henry Purcell e Thomas Morley, para representar uma cerimônia fúnebre em homenagem à Rainha Mary II, na Abadia de Westminster em Londres, que aconteceu em março de 1695, como forma de conduzir a despedida da monarca em um evento que reuniu 500 membros da corte e parlamente na época. Além disso, outro tema da apresentação musical foi baseado na obra composta em 1853 por Franz Liszt, que foi usado na França para o encerramento da Missa do Rei, chamado de “Domine Salvum Fac Regem”.

Para o estudante do 1º ano de música da Unicamp, Daliel E. Dias (24), a apresentação emocionou com a beleza de sincronia entre a OSU e o Coro Contemporâneo. “É um privilégio presenciar uma apresentação composta por grandes nomes que são graduados no curso que eu faço. O concerto foi perfeito”, completa.

A regência coral foi comandada pelo Angelo Fernandes, do Coro Contemporâneo de Campinas e a regência geral ficou por conta do maestro convidado Jorge Geraldo. O regente Angelo Fernandes explica que o Coro Contemporâneo foi criado por alunos de Música do Instituto de Artes (IA) da Unicamp em 2009 e já foram finalistas e também vencedores de diversos concursos de coros “Apesar de sermos um grupo jovem, temos uma trajetória de sucesso. ” O Coro já participou do VII Festival Nacional de Coros de San Juan na Argentina em 2011 e o Festival Nacional de Coros FECORS, realizado em Porto Alegre, no ano de 2014. Também foram ganhadores do III Encontro de Coros e Weinfest do Club Transatlântico de São Paulo.

O convidado

Maestro convidado para regência, Jorge Geraldo é professor do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e regente da Banda Sinfônica da UFMS. Estudou física e regência, nunca deixando de lado seu amor pela música. Foi maestro da Banda dos Ferroviários durante 8 anos. “É sempre um prazer receber um convite de dois grandes grupos brasileiros da música clássica. É a segunda vez que me apresento em conjunto do Coro Contemporâneo e a primeira com a OSU. Espero que a apresentação tenha agradado o grupo”, afirma o regente.

 

Editado por Ananda Porto

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s