‘Dia do Desafio’ movimenta Campinas e recebe campeão mundial de skate, Mineirinho

Por Agnes Shinozaki

“Eu conheci essa praça quando ela era bem destruída, mas a galera já andava de skate aqui. Eu cheguei aqui hoje e fiquei surpreso, fiquei contente de ver como ela está. Fico feliz de ver que é uma praça pública, não sabia que o setor privado está apoiando isso, e acho que tem mais é que apoiar mesmo.” Sandro Dias, também conhecido como Mineirinho, frequentava a Praça das Águas quando era mais jovem. Hoje, hexacampeão mundial de skate, ele retornou a Campinas para uma noite com de conversa e manobras com os fãs.

O ‘Dia do Desafio’, que aconteceu na noite do dia 27 em Campinas, é uma campanha mundial de incentivo à prática de atividades físicas e esportes. Em sete lugares da cidade (praças, parques e ginásios) pôde-se praticar diferentes modalidades, de yoga a tênis de mesa. Na Praça das Águas, o foco era o skate e o street ball (basquete de rua).

Mineirinho tira foto com fã entre manobras. Foto por: Agnes Shinozaki

Crianças de todas as idades, jovens e adultos, prestigiaram o evento e puderam conhecer outra “figura” do skate brasileiro, além de Sandro Dias. Pedro Henrique Amorim, vice campeão mundial de Hardcore Sitting (cadeira de rodas), estava presente com o grupo de inclusão, Jumper Team, do qual fazem parte atletas deficientes físicos. O próprio Pedrinho, como é conhecido, sofreu um acidente de carro, em 2005, e hoje não anda mais, mas faz suas manobras na rampa e inspira muitos jovens. Pablo Abreu, criador do Jumper Team, explica o propósito da iniciativa. “A gente junta o útil ao agradável, pega a molecada que está meio baixo astral e coloca eles na atividade física. É muito importante os meninos estarem junto com os outros skatistas na pista, pra entenderem que é normal um menino sem pernas andar de skate, como um menino na cadeira de rodas também. É a ideia ‘skate para todos’ que a gente leva.”

O ‘Dia do Desafio’ nasceu no Canadá em 1983, e hoje é organizado desde 2000 no Brasil pelo Sesc São Paulo. Rejana Nogueira, monitora de esportes do Sesc Campinas, conta o que representa esse dia. “A nossa filosofia e objetivo são proporcionar a prática de atividade física desde criança, e o ‘Dia do Desafio’ é o dia em que a gente põe a cara na rua.”

Gratuito e aberto, o evento é democrático e apoia o skate como esporte reconhecido. Rafael Lima ficou sabendo do ‘Dia do Desafio’ pela televisão e levou seu filho de 2 anos, Guilherme, para brincar. “Como ele gosta de esporte, skate, futebol e basquete resolvi trazer ele. Achei muito legal a iniciativa.”

Guilherme, filho de Rafael Lima, com 2 anos de idade, participando da atividade de Street Ball.
Guilherme, 2, em atividade de Street Ball, com ajuda de um adulto. Foto por: Agnes Shinozaki

Alexandre Gigolotti também trouxe seu filho, de 9 anos, para andar de skate na Praça. “Eu acho importante mostrar a consciência do skate, do esporte em si e a necessidade pra todo mundo. Existe uma camada muito carente que precisa disso, desse incentivo.”

Sandro Dias também elogiou os skatistas locais e enalteceu o esporte. “Hoje o skate já é o segundo esporte mais praticado do país, o que falta pra gente é espaço adequado, a gente tem que se unir mais, pra conseguir mais espaços como esse. A galera daqui de Campinas se uniu e conseguiu, é exemplo pra outras cidades, até pra outras praças daqui da cidade.”

Editado por Isabella Pastore

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s