Parceria entre Casa das Artes e APAE beneficiam alunos com projeto musical

Por Bárbara Cintra

O projeto de Musicalização da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) de Itapira, SP, que começou em 2014 com o nome “Um ritmo diferente”, idealizado por meio de verbas vindas do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), vem beneficiando por meio de projetos musicais. Todos os projetos vindos desse conselho têm durabilidade de um ano. Por falta de verba, o projeto precisaria ser interrompido.

Rose Martucci, diretora da APAE procurou a Casa das Artes para viabilizar uma possível parceria, já que o professor contratado para o início do projeto era de lá. A diretora conta mais sobre como aconteceu esse processo.

Um desafina daqui, outro de lá, mas no final o resultado é surpreendente. Luís conta com alegria como tem sido essa experiência. “São seis turmas, três no período matutino e três no período vespertino. No total são 80 crianças. Esse foi meu primeiro contato com crianças especiais. Dou aula pra crianças, mas com eles eu precisei ser mais didático, trabalhar mais concentração. Está sendo muito gratificante pra mim, aprendo muito com todas elas, é bonito ver a vontade que elas têm pra aprender as músicas.”

Os pequenos esperam ansiosamente pelas sextas - feiras para aprender novas canções (Foto: Bárbara Cintra)
Os pequenos esperam ansiosamente pelas sextas – feiras para aprender novas canções (Foto: Bárbara Cintra)

César Lupinacci, diretor da Casa das Artes, comentou sobre a importância da música na vida, especialmente com as crianças.

Emocionada, Rose contou a história do pequeno Gabriel, um aluno autista que no decorrer das aulas, se desenvolveu bastante, a ponto de reproduzir em casa o que aprendia nas aulas. “A Cláudia, mãe do Gabriel, resolveu filmar sem que ele notasse e mostrou pra gente. Ficamos muito felizes em saber dessa evolução e do quanto as crianças gostam tanto da música quanto do professor. Seria triste que o projeto acabasse.”

Luis Giovelli, professor de música cedido pela Casa das Artes e que ensina aos pequeninos há dois anos, enfatiza a importância de se manter o projeto por bastante tempo e do quanto mostrar o maior número de gêneros musicais possíveis é essencial.

As aulas acontecem todas as sextas-feiras na própria APAE, durante todo o ano letivo. A próxima parceria será no dia dos pais. A música a ser trabalhada ainda não foi escolhida pelos alunos.

Editado por Ricardo Magatti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s