Estudo mostra que quase metade dos brasileiros é contra a união homoafetiva

Por Ricardo Magatti

Quase metade dos brasileiros é contra o casamento gay. Pelo menos é o que indica uma pesquisa realizada pela Hello Research, agência de pesquisas de mercado e inteligência. De acordo com o estudo, que ouviu aproximadamente 1000 pessoas com mais de 16 anos e de classes sociais distintas de 70 cidades do País, 49% da população do Brasil não apoia a união homoafetiva.

Dos outros 51% restantes, 21% se mostraram indiferentes em relação ao tema e 30% declararam ser totalmente a favor da união entre pessoas do mesmo sexo. O levantamento também mostrou que as classes sociais D e E são as que se posicionaram mais contra o casamento gay e que ele é menos aceito nas regiões do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

11281761_10152932184342945_908868007_n
São Paulo é o estado brasileiro que mais registrou casamentos gays (Arte: Ricardo Magatti)

 

Segundo o professor de psicologia da PUC-Campinas, Arlindo Ferreira Jr., a sociedade brasileira ainda é muito conservadora muitos buscam exprimir nas suas opiniões politicamente correto. ““É muito provável que você encontre entre esses 49%  pessoas já tiveram relações homoafetivas mas se posicionam contra o assunto. São aqueles que querem passar a imagem de politicamente correto. O mesmo vale para o aborto. Há um grande percentual de pessoas que são contra o aborto, mas que já realizaram a prática do aborto”, afirma.

 CASAMENTO GAYS NO BRASIL AFORA

Segundo dados do IBGE, o Brasil registrou mais de 3700 casamentos entre pessoas do mesmo sexo em 2014, quando 1945 casamentos foram realizados, sendo 897 entre homens e 1048  entre mulheres. Em contrapartida,  o Acre é o estado com menor incidências de casamentos do mesmo sexo. Houve apenas um casamento entre homens e nenhum entre mulheres.

Editado por Ananda Porto

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s