ENEM abre as inscrições com polêmicas e queixas

Por Alícia Fusco

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) iniciaram hoje e se encerram dia 5 de junho, porém, com muitas mudanças, o exame anual já tem causado polêmica mesmo antes de sua ocorrência. Isto porque, o Ministério da Educação (MEC) anunciou dia 14 deste mês, que a taxa de inscrição da prova, passaria para 63 reais, quase o dobro do ano passado o qual o valor era de 35 reais.

De acordo com a economista Clayde Aparecida Leite, apesar da crise, os ajustes foram muito altos e bruscos. “Acredito que poderiam ser implementados outros tipos de medidas para que ajam menos abstenções. O custo da prova poderia ser reduzido de outras maneiras para que o valor da inscrição não aumentasse tão severamente. Estamos a mais de dez anos sem nenhum reajuste e quando ocorre desse modo, é de assustar, ainda mais os alunos.”

A página do Guia do Estudante no Facebook, inseriu uma publicação sobre a abertura de inscrições, e em menos de 24h, o post gerou cerca de 5 mil curtidas e 2 mil compartilhamentos,  porém os comentários da publicação eram, em sua maioria, críticas ao valor da inscrição.

Sem título
Publicação na página do facebook “Guia do Estudante” gera comentários sarcásticos e reclamações (Foto: Divulgação)

A aluna Gabrielle Fernanda Castro Rodrigues, que pretende prestar o ENEM para área de humanas, acredita que o acréscimo do valor na inscrição está fora da questão educacional. “O aumento da taxa de inscrição do Enem só distancia o vestibulando da prova, afinal é um valor que pesa, principalmente para quem realmente precisa e se dedica aos estudos, mesmo não sendo aluno da rede pública. Eu acredito que uma prova como essa deva ser objeto estritamente educacional e não objeto de uso econômico como está acontecendo, o aumento da taxa não deve seguir a inflação e sim proporcionar o direito que todo aluno tem de fazer seu exame sem empecilhos.”

A estudante Larissa oliva, 17 anos que pretende prestar o ENEM visando uma vaga em direito, relata que o aumento é incabível, já que economizaram até no envio da carta de confirmação, mas isso não mudará o comprometimento dos alunos. “Acho que isso é apenas para arrecadar mais dinheiro. A seriedade com que o candidato faz o exame não depende do valor, e sim com da vontade de entrar numa faculdade.”

A jovem, Thais Abdo Pereira, de 16 anos pretende prestar o ENEM como treine e diz que os gastos deprimem os jovens. “Acho que acaba desestimulando as pessoas que não tem condições para prestarem, porém os que pagaram farão com mais seriedade e vão exigir um sistema melhor.”

O Enem, que é a principal forma de acesso nas universidades federais do país tem relatado polêmicas nos últimos anos com correções e vazamentos de prova, este ano, além do sistema esperar mais comprometimento dos jovens, os alunos esperam mais seriedade do sistema de acordo com as mudanças.

Serviço:

As provas serão dia 24 e 25 de outubro de 2015.

Abertura dos portões: 12h

Fechamento: 13h

Início da prova: 13h30.

Veja as mudanças no exame:

Untitled Infographic (1)
O ENEM contará com diversas mudanças para este ano (Arte: Alícia Fusco)

Editado por Isabella Pastore

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s