Bairral realiza XXVI Simpósio com foco em Comunidade Terapêutica

Por Marília Alberti

O XXVI Simpósio do Instituto Bairral de Psiquiatria, que acontece no sábado, dia 30, terá como tema “Um Caminho Chamado Comunidade Terapêutica”, e irá abordar diferentes campos sobre o tratamento da dependência química. Seis palestrantes guiarão a conferência, abrigada no auditório do Instituto, embasados em conteúdos desde o nascimento do tratamento, a proposta, a história e o desenvolvimento das comunidades terapêuticas no Brasil, a realidade hoje da política pública e a CT no cenário nacional, além de temas específicos.

Segundo Marcelo Ortiz de Souza, diretor clínico do Bairral, esta é a primeira vez que o tema será abordado no Instituto. “Já falamos sobre o assunto em outras oportunidades, mas a apresentação desse modelo será feita pela primeira vez aqui”, afirmou. O Simpósio é aberto ao público que queira conhecer sobre o conceito da Comunidade Terapêutica e sua eficiência em âmbito nacional, e para pacientes e familiares de dependentes químicos. “É um momento propício no qual o grande objetivo é oferecer para a população o conhecimento”, completou Marcelo.

A programação extensa, com início às 9h e término às 17h, abordará também questões relacionadas a qualidade do modelo, sem perder a sua essência, a espiritualidade, e um panorama mundial e nacional de como a ciência tem estudado e comprovado a CT como eficaz e necessária, e como ela realmente provoca uma mudança significativa na vida do paciente e da família. “Os resultados são muito significativos, não só em Itapira, mas em todo o Estado de São Paulo. A CT bem organizada e estruturada é um bom equipamento para o tratamento da dependência química e o acolhimento de pessoas com problemas com algum tipo de droga”, salientou Maurício Landre, Coordenador Técnico da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota do Bairral e um dos palestrantes do Simpósio.

MAURICIO E MARCELO DSC_0877 p
Maurício e Marcelo falaram sobre questões que serão abordadas no Simpósio (Foto: Marília Alberti)

 

As palestras serão comandadas pelos especialistas Laura Fracasso (Compreendendo o Conceito de Comunidade Terapêutica), Padre Haroldo Joseph Rahm (A História da CT no Brasil), Vitore André Zilio Maximiano (A Comunidade Terapêutica na Política Pública sobre Drogas), Maurício Landre (A CT e a Transdisciplinaridade), Zila van der Meer Sanchez (A Comunidade Terapêutica e a Espiritualidade) e Marcelo Ribeiro de Araújo (A CT e a Ciência).

O investimento do Simpósio, que tem vagas limitadas, é de R$ 125, ainda hoje, e R$ 200 até a sexta-feira, 29. As inscrições devem ser feitas através do site www.bairral.com.br/simposio. Maiores informações pelo telefone (19) 3863-9420. O auditório do Instituto Bairral está localizado na cidade de Itapira (SP), na Rua Dr. Hortêncio Pereira da Silva, 313.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s