33,5% das crianças do Brasil estão obesas, alerta pesquisa da Secretaria dos Direitos Humanos

Por Priscila Marques

O número de crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade é preocupante, segundo os indicadores apresentados, no início deste mês, pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), 7,3% das crianças menores de cinco anos estão com excesso de peso, e o número aumenta na faixa etária dos 5 a 9 anos, quando chega a 33,5%.

Este é o caso de Daniel Ferreira que tem apenas 6 anos e já pesa 42kg. A mãe, Stefany Ferreira, preocupada com o peso do filho, mudou a alimentação de toda a família: “A gente não deixou de dar as coisas que ele gosta, mas tornou-se mais raro o consumo”, confirma a mãe, que também enfrenta problemas com o peso e teve de recorrer à cirurgia bariátrica após chegar aos 126kg.

Obesidade

Para reverter os danos, o papel da família é essencial: “Os filhos se espelham no que veem. Se os pais compram refrigerantes e comem muitos alimentos industrializados, a criança tende a seguir esse exemplo”,  afirma a endocrinologista Flávia Ribeiro Funes.

Apesar dos indicadores também mostrarem um declínio na desnutrição infantil, o alerta ficou para o aumento de peso na infância que possivelmente terá repercussão na vida adulta, já que o excesso de peso em adultos atinge 52,5% da população do País, segundo pesquisa do Ministério Público.

Jorge Bentes chegou a pesar 150 kilos e usar manequim 60 Foto: Cedida

Este era o retrato da vida do jornalista Jorge Bentes que sempre foi gordinho, mas percebeu que precisava mudar quando chegou a pesar 150 kg, distribuídos em 1,70 m, e a vestir manequim 60.

“Eu não cabia em uma cadeira, eu não entrava na calça, eu não me olhava no espelho, eu não dormia bem, eu não era desejado, eu não cabia mais em mim, eu ia morrer. Até que um dia eu decidi me reinventar”, conta Bentes.

Sem remédios, sem cirurgia, Jorge perdeu 50 quilos em 6 meses, e resolveu inspirar outras pessoas por meio do seu blog “Cansei de ser gordo”. Quando percebeu que podia mudar sua situação, ele continuou seu projeto e em 1 ano ultrapassou sua meta inicial:

Eliminei 80 kg e descobri minha missão de vida, que é ajudar outras pessoas a passar pelo processo que passei. A transformação está dentro da gente, eu renasci”, finaliza.

jorge-depois
Jorge eliminou 80 kilos e hoje serve de inspiração a outras pessoas / Foto: cedida

Editado por Isabella Pastore

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s