Está aberto o mercado do Cartola FC

Por Alessandra Xavier

O Campeonato Brasileiro começou e junto com ele, o Cartola Futebol Clube (FC).  Para quem não conhece, esse segundo é um jogo virtual do próprio Brasileirão, criado pelo GloboEsporte.com. Basicamente, é um jogo de mercado, em que os usuários podem comprar e vender de maneira fictícia os jogadores, que são valorizados ou desvalorizados, de acordo com a atuação real dos atletas no campeonato.

x
Cartola FC é um dos site mais acessados em época de Brasileirão (Foto: Alessandra Xavier)

A inspiração para criar o Cartola FC veio dos Estados Unidos. O fantsy game, como é chamado por lá, é um mercado muito forte e existe desde a década de 90, com um jogo virtual da Liga Nacional de Futebol (NFL – no caso, o americano) e da Associação Nacional de Basquetebol (NBA). Assim, o Grupo Globo decidiu explorar essa paixão do brasileiro pelo futebol e criou um jogo com o mesmo estilo dos americanos.

O jogo, que relaciona o esporte mais assistido pelos brasileiros, já viralizou e a cada ano vem conquistando mais jogadores. Em época de Brasileirão e em dia de fechamento do mercado, o site chega a ter 1.5mi de visualizações por dia. Segundo o Cartola FC, atualmente há 3 milhões de usuários cadastrados e a faixa etária média é de 29 anos, sendo que 72% dos participantes são homens. Somente neste ano já foram criados 1.417mi times, sendo que o Campeonato Brasileiro não chegou nem na segunda rodada.

 Mas, afinal, como funciona o Cartola FC?

No início de Campeonato Brasileiro, cada jogador ou treinador profissional recebe um valor virtual na moeda oficial do jogo, as cartoletas (C$). Esses profissionais vão ter seu preço valorizado ou desvalorizado, dependendo da performance deles no decorrer das rodadas.

Para montar seu time cada usuário tem C$ 100 e deve escolher onze jogadores e um treinador, além de encaixar o time em uma das sete opções táticas oferecidas pelo Cartola FC. É isso que vai determinar quantos jogadores de cada posição vão poder ser escalados.

Quanto mais pontos a cada rodada, melhor. Quem determina os pontos do time escalado pelo usuário é a atuação dos jogadores e do técnico. Por exemplo: se um jogador marca um gol e ele está escalado para o seu time fictício, ele vai valer mais do que um que você escalou e não marcou gol. Agora, se um jogador tomar cartão, você vai perder cartoletas por conta disso. Ao final de cada rodada a sua pontuação é somada e publicada.

xx
Alan mostra camisa que comprou após vencer liga (Foto: Alessandra Xavier)

Alan Duenha, dono do time Alanterna no fantasy game, joga desde 2010 e conta que, em várias ocasiões, já chegou a torcer contra o São Paulo Futebol Clube (SPFC), time de coração, para que o  elenco do Cartola, o Alanterna, pontuasse. “Teve uma vez que eu estava assistindo um jogo do tricolor com um outro são-paulino e o Rogério (goleiro do SPFC) levou um gol de um atacante que eu tinha escalado. Eu comemorei e meu amigo ficou muito bravo. Eu fiquei feliz porque tinha pontuado no Cartola FC”.

Mas o que realmente fez Alan começar a jogar foram as brincadeiras dos amigos. “O pessoal me zoava dizendo que eu não entendia muito sobre a tática do futebol. Decidi levar a sério e quis provar para eles que eu poderia ganhar”. Ano passado ele, que estava participando da liga da sala, pontuou mais que todos. “Agora eu entendo tudo sobre futebol”. Para tirar sarro dos amigos, com o dinheiro da vitória, ele comprou uma camiseta oficial do jogo escrita “Não vejo ninguém na minha frente”.

Entre uma rodada e outra do Campeonato Brasileiro, o mercado fica aberto para que os cartoleiros possam mexer nos seus times, como trocar jogadores ou mudar a tática. A única limitação para essas mudanças é o dinheiro que há em caixa.

Além da competição geral do Cartola FC, há a opção de montar uma liga, ou seja, competir em grupos fechados. Vale lembrar que, independentemente se for para competir na liga ou no nacional, você pode personalizar todo o seu time, podendo escolher desde o nome, até a camisa e o patrocinador.

Editado por Ananda Porto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s