Educação financeira pode ajudar a controlar gastos

Por Marina Matos

Administrar o orçamento doméstico muitas vezes não é fácil como parece. Pensando nisso, o Procon de Campinas criou uma cartilha com o objetivo de auxiliar a todos com dicas e orientações para a estruturação do planejamento familiar anual.

De acordo com o assessor do Procon, Francisco Togni, o consumidor muitas vezes “não tem o conhecimento de que o cafézinho na rua pode representar um valor X no mês”. O foco da cartilha é que todos possam controlar os gastos e ter uma vida financeira sadia.

Pesquisas do Serasa Experian, divulgadas em abril, mostram que o número de inadimplentes no Brasil aumentou 15% se comparado com o mesmo trimestre de 2014. Já a comparação entre fevereiro e março de 2015, o índice teve alta de 0,2%. O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. São consideradas as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com bancos e dívidas não bancárias (lojas em geral, cartões de crédito, financeiras, prestadoras de serviços e etc.).

Além da cartilha, o consumidor também tem acesso a uma planilha em que é possível acrescentar todas as despesas mensais da casa (como água, luz, aluguel, supermercado), de transporte e de gastos com dívidas. É preciso informar também a renda mensal da família, e todas as contas são feitas automaticamente.

Para Tais Tasso, uma das responsáveis por realizar palestras sobre educação financeira, alerta que o consumidor também precisa saber dos seus direitos e reclamar para o órgão responsável quando ele está sendo lesado. Outra orientação principal é que o consumidor deve te sempre um fundo de reserva, o ideal é que seja 15% da renda mensal, “porque situações inesperadas acontecem para todo mundo”, alerta Tais.

A consumidora Gabrielly Borges está a dois anos inadimplente e sabe como é difícil ter o controle financeiro, principalmente quando o vilão é o cartão de crédito.

Serviço

Existem diversos aplicativos para smartphones, pagos ou gratuitos, que ajudam a controlar os gastos. Selecionamos alguns, gratuitos, para Android e iOS, mas você pode procurar outros que encaixe mais com o seu perfil. Fique atento sobre as permissões dos aplicativos, porque podem precisar de dados bancários do consumidor.

  • Guia Bolso, disponível para Android, iOS e plataforma web;
  • Wally+, apenas para iOS;
  • Finance, disponível para iOS e Android;
  • Organizze, disponível para iOS e Android.

Para acessar a planilha do Procon, clique aqui.

Para acessar a cartilha do Procon, clique aqui.

E mais serviços sobre educação financeira, você encontra no site do Serasa Experian.

E você, sabe controlar suas finanças? Responda a nossa enquete!

Editado por Isabella Pastore

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s